Alerta: Acidentes com piscina

Embora sejam divertimento garantido no Verão, as piscinas costumam ser aquela brincadeira que desperta um certo frio na barriga de qualquer pai e mãe. Afinal, basta um descuido para que a diversão se torne um aborrecimento e aconteçam acidentes.

Mesmo para os adultos, trata-se de uma área que exige atenção redobrada. Da mesma forma, não somente pelo risco de afogamento, mas também de quedas e outros acidentes.

Os afogamentos são a segunda causa de morte entre crianças no Brasil, segundo pesquisa da ONG Criança Segura, ficando atrás apenas de acidentes de trânsito.

Isso mostra que a proteção da piscina em condomínios é um item que não pode ser deixado de lado em nenhuma convenção de moradores.

Muitos condomínios não sabem que recursos utilizar para proteger a área da piscina. Por isso, acabam negligenciando cuidado importantes que poderiam salvar vidas.

Quer saber o que fazer para tornar a piscina do condomínio um local seguro para as famílias?

Veja abaixo uma lista de recursos para evitar acidentes com piscina:

  1. Instale portões ou grades no entorno da piscina. Essa é uma forma de evitar que crianças desacompanhadas acessem a área;
  2. Coloque pisos antiderrapantes ao redor da piscina, pois eles evitam que as pessoas escorreguem e caiam;
  3. Regule o bombeamento de água para que fique condizente com o volume, evitando muita força nos ralos de sucção;
  4. Proteja os ralos de sucção da piscina, instalando grelhas protetoras. Elas evitam que cabelos e outras partes do corpo sejam sugados. Lembre-se que os ralos devem ser construídos com uma distância mínima de 1,5 m um do outro, para serem seguros;
  5. Instale um sistema anti-sucção e um botão de desligamento da bomba da piscina em caso de pânico;
  6. Coloque uma placa visível na área da piscina com informações úteis sobre os primeiros socorros em caso de afogamento, com ilustrações e o telefone direto dos bombeiros;
  7. Mantenha um telefone fixo próximo à piscina, para emergências;
  8. Disponibilize um conjunto de equipamentos salva-vidas próximo da piscina, com instruções completas sobre como utilizá-lo;
  9. Proíba o uso de copos e outras louças de vidro na área da piscina;
  10. Proíba também que as festas realizadas no condomínio sejam estendidas para a área da piscina, uma vez que bebida alcoólica e piscina não combinam.

Tem alguma dúvida sobre o tema Acidente com piscina? Deixe aqui seu comentário! Se você gostou do conteúdo de hoje sobre a prevenção de acidentes nas piscinas, vai gostar deste também sobre etiqueta nos condomínios!

habita

habita

Deixe seu comentário

Fique por dentro

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades.

Scroll Up

2ª VIA DE BOLETO

Selecione abaixo seu boleto

logo-footer.png

Solicite uma proposta

2ª VIA DE BOLETO CONDOMÍNIO

2ª VIA DE BOLETO ALUGUEL