Certamente, você já ouviu falar que algo é ou não permitido pela assembleia de condomínio. Você sabe o que isso significa?

A assembleia de condomínio é uma reunião que visa definir decisões importantes, que impactem na vida de todos os moradores.

Assim, em assembleia, são acordados os mais diferentes temas. Como, por exemplo;  – os s mais brandos até aqueles que desencadeiam importantes desentendimentos. Assim, a verdade é que a assembleia existe para que todos possam expor suas ideias, opinar e decidir sobre a vida em condomínio.

Para que tudo ocorra de maneira correta e legal, é preciso que sejam seguidas algumas regras. Dessa forma, desde o momento da convocação da reunião até o seu encerramento, por meio de uma ata.

Por exemplo, para que a assembleia tenha validade, todos os condôminos precisam ser convidados.

Qual diferença entre assembleia de condomínio ordinária e extraordinária?

Existem dois tipos de assembleias: a geral ordinária e a geral extraordinária. Enquanto a primeira ocorre anualmente e:

  • debate a prestação de contas dos gastos do condomínio;
  • previsão orçamentária da próxima gestão;
  • eleição de síndico;
  • subsíndico e conselheiros;
  • além de assuntos gerais relacionadas à administração do conjunto;

Já a segunda pode ser marcada a qualquer momento. Na ocasião, são discutidos assuntos de caráter extraordinário, como aprovações emergenciais ou mesmo despesas que não estavam contempladas na previsão orçamentária.

É importante participar da assembléia de condomínio

Muitos condôminos deixam de participar das assembleias por acharem que são reuniões pouco produtivas. Por isso, o ideal é que o síndico convoque a assembleia com pautas definidas, que devem ser claras, pertinentes, necessárias e não muito extensas.

A quantidade também é determinante. O máximo recomendado são quatro pautas por assembleia, para evitar que o evento se alongue demais.

É importante também que o síndico municie o condômino com todo o tipo de informação possível antes da reunião, para que ele tenha tempo de refletir sobre os dados, elaborar perguntas e até de trocar algumas ideias com os vizinhos.

Dessa forma, ninguém se sente surpreso com o valor do reajuste da taxa ou com o preço da pintura da fachada no momento da assembleia, por exemplo.

O uso da internet pode ser um aliado importante para este fim. Por isso, podem ser ferramentas podem ser extremamente úteis para promover e antecipar o debate entre os participantes, como:

  • aplicativos específicos;
  • listas de e-mails; Facebook;
  • site do condomínio;
  • blogs;
  • fóruns;
  • assembleia virtual.

Se você gostou deste conteúdo sobre a assembleia de condomínio, veja mais dicas importantes para a administração de condomínio aqui!

habita

habita

Deixe seu comentário

Fique por dentro

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades.

Scroll Up

2ª VIA DE BOLETO

Selecione abaixo seu boleto

logo-footer.png

Solicite uma proposta

2ª VIA DE BOLETO CONDOMÍNIO

2ª VIA DE BOLETO ALUGUEL