Já conhece a Assembleia Digital

Já conhece a Assembleia Digital? Veja como a medida pode ajudar a gestão do condomínio e prevenir contra o coronavírus!

Atualmente, o mundo está mudando muito mais rápido do que se poderia imaginar devido à pandemia do novo coronavírus. No entanto, a tecnologia já consegue suprir boa parte dessa transformação, oferecendo ferramentas para que a vida siga da forma mais normal possível, mesmo à distância. É o caso da Assembleia Digital para administração de condomínios.

Um condomínio, por exemplo, não pode parar. Apesar da quarentena, a necessidade de resolver assuntos comuns aos moradores permanece.

Não é por isso que alguém vai quebrar as medidas preventivas contra o Covid-19. Muito pelo contrário. Essa é a hora, então, da administradora de condomínios, síndico e moradores colocarem em prática o que antes era apenas uma forte tendência: a Assembleia Digital. Saiba mais abaixo:

Como funciona a Assembleia Digital?

Basicamente, a Assembleia Digital é uma evolução natural da antiga reunião presencial – e que já estava a caminho bem antes da chegada do coronavírus.

Com a Assembleia Digital a tomada de decisões é muito mais dinâmica, já que as reuniões acontecem pela internet. Cada um no seu canto, mas todos unidos em prol do bem comum, que é a vida no condomínio.

Há várias formas dessas reuniões on-line acontecerem. Pode ser pelo site, plataforma ou aplicativo da empresa de administração de condomínios, por exemplo, ou por alguma outra ferramenta de videoconferência.

De resto, tudo corre normalmente, seguindo os trâmites de uma assembleia presencial, a reunião pode ser gravada e a expedição, registro em cartório e distribuição da ata aos condôminos acontecem da mesma forma.

É importante frisar que mesmo na Assembleia Digital, é possível o uso de procuração, de acordo com o que está expresso no Código Civil.  E a lista/confirmação de presença é registrada e habilitada de forma segura, tudo dentro da mais absoluta legalidade.

Espaço digital é eficaz e seguro

Para os especialistas, a Assembleia Digital é uma evolução tecnológica que veio para ficar, mesmo após o fim da quarentena do coronavírus.

Há quatro tipos de Assembleia Digital, também chamada de Assembleia Virtual para a administração de condomínios residenciais:

Digital – Nesse caso, o ambiente digital pode ser preparado como um site específico para a assembleia. Lá, de forma aberta, ficam disponíveis todos os conteúdos para a ocasião, como pauta, arquivos de apoio, fórum de debates, enquetes, videoconferências, etc. É como se fosse uma sessão permanente, podendo durar mais de um dia. Há, então, um prazo específico para que as pessoas acessem, debatam e deliberem no site ou aplicativo.

Híbrida aberta – Parecida com a modalidade acima, mas as procurações geradas são levadas à assembleia presencial.

On-line – Acontece ao vivo, através de videoconferência (chamada de vídeo) ou chat (através da digitação);

Híbrida ao vivo – Aqui, a assembleia presencial acontece de forma paralela à on-line.

É sempre bom lembrar que, para evitar a quebra do isolamento social, o ideal é que os dois últimos modelos só sejam utilizados após o fim da circulação da Covid-19 no país.

Vantagens da Assembleia Digital para os condomínios residenciais

  • A Assembleia Digital pode funcionar com o proxy voting, um tipo de procuração que já tem intenção de voto, evitando distorções no resultado;
  • A reunião on-line é mais segura: evita o risco de contágio do coronavírus, permitindo que o isolamento social seja mantido;
  • Maior participação dos moradores que, dependendo da modalidade de Assembleia Digital, podem acessar a qualquer horário;
  • Mais agilidade: possibilidade de manter uma sessão permanente, assim os assuntos e problemas são debatidos com maior dinâmica – e não apenas uma vez por ano.
  • Principalmente nesse momento, mais do que uma tecnologia que facilita a organização do condomínio, a Assembleia Digital é uma importante medida preventiva, um ato de bom senso em prol da vida.

Cuidados a serem observados

É importante cumprir todas as exigências legais e convencionais, como: expedição de edital em tempo hábil, forme de entrega dos documentos, registro de presença, eleição de presidente, confecção de ata, tudo conforme previsto na Convenção.

  • Eventuais quóruns específicos e exigidos, tanto na legislação quanto na Convenção, devem ser observados.
  • Conferir as inscrições/presenças de acordo com o cadastro de condôminos.
  • Inadimplentes não devem votar, como acontece nas assembleias presenciais.
  • Verificar se a convenção limita o número de procurações por pessoa ou mesmo se impede determinadas pessoas de serem nomeadas como procurador.

 

Quer saber mais sobre Assembleia Digital ou ficou alguma dúvida? Veja nosso artigo com as 7 dúvidas mais comuns sobre assembleia online ou virtual.

Deixe sua pergunta aqui nos comentários e continue acompanhando as novidades do nosso Blog!

Deixe seu comentário

Fique por dentro

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades.

Scroll Up

2ª VIA DE BOLETO

Selecione abaixo seu boleto

logotipo sob-medida

Por que gastar mais com serviços que você não usa?
A HABITACIONAL possui um pacote feito SOB MEDIDA para se condomínio.

Solicite uma proposta

** Região de atuação: SP - capital.
* Campo obrigatório

2ª VIA DE BOLETO CONDOMÍNIO

2ª VIA DE BOLETO ALUGUEL