Assembleia por meio virtual

Veja no conteúdo a seguir, como o síndico pode fazer uma gestão condominial com mais interatividade e autonomia utilizando a assembleia virtual no condomínio.

Você, síndico, já se pegou pensando em formas de ter mais interação na assembleia de condomínio, com mais eficiência em suas tomadas de decisões?

Por outro lado, em tempos de pandemia, enquanto o condomínio não pode parar, os moradores e colaboradores não podem ficar em risco. Por isso, é fundamental adotar medidas de adaptação para a gestão do condomínio ao novo normal.

Para resolver problemas como esse foi criada a assembleia virtual, uma forma de o síndico ter mais autonomia com total interatividade e segurança.

Além disso, é tudo totalmente legal: as assembleias puramente virtuais acabaram de ser regulamentadas com a publicação no Diário Oficial da Lei 14.010, no último dia 12 de junho.

Que tal saber como aproveitar essa solução para ter uma administração de condomínio mais ágil, segura e eficiente? Veja como a assembleia virtual funciona e, porque ela é tão importante! Continue acompanhando o artigo de hoje!

Assembleia virtual oferece mais autonomia e interatividade

Atravessamos momentos delicados, nos quais o distanciamento social é uma estratégia importante para evitar a disseminação da Covid-19.

Nessa nova realidade, as reuniões presenciais de condomínio podem se tornar uma questão de saúde pública, aumentando consideravelmente o risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Por outro lado, a baixa participação dos condôminos, seja por falta de tempo ou de interesse; conflitos; falta de objetividade e a longa duração das reuniões; infelizmente foram características de muitas das assembleias presenciais.

Nesse contexto, o síndico encontra na assembleia virtual uma forma fácil e eficiente de discutir e resolver temas importantes como a prestação de contas, a aprovação da previsão orçamentária para o exercício, por exemplo, com autonomia e interatividade.

Mais praticidade para o síndico

Sempre na vanguarda tecnológica, a Habitacional já oferece em seu novo portal/app a funcionalidade da assembleia virtual. A solução traz mais autonomia para o síndico, que pode decidir, por exemplo, se a reunião será total ou parcialmente on-line.

Seja qual for a forma escolhida, é possível fazer a assembleia virtual a qualquer hora e de qualquer lugar, com total interatividade. Todos os membros podem opinar, votar e interagir, em tempo real, através do aplicativo no smartphone ou do portal pelo computador conectado à internet.

Com isso, o índice de participação aumenta, já que os condôminos podem assistir a tudo através dos vídeos ao vivo com o conteúdo da reunião, com 100% dos aspectos legais preservados.

Veja como fazer a assembleia virtual em 5 passos

A interatividade oferecida pela Habitacional através do portal e do aplicativo é a solução perfeita para o novo normal, agilizando processos com a autonomia que o síndico precisa.

Em apenas cinco passos é possível realizar a assembleia virtual pelo portal ou aplicativo da Habitacional:

  1. A administradora prepara a assembleia com os assuntos previamente escolhidos pelo condomínio;
  2. A administradora faz a configuração das pautas e os períodos de participação;
  3. A convocação para a assembleia virtual é enviada através de e-mail e de notificação no aplicativo;
  4. Cada condômino faz sua inscrição;
  5. Os condôminos optam, votam as pautas e acompanham a transmissão em vídeo ao vivo. Tudo de forma digital, através do aplicativo ou do portal da Habitacional.

O que diz a Lei 14.010/2020

A Lei 14.010/2020 publicada no D.O.U. de 12 de junho determina uma série de mudanças de caráter transitório durante a pandemia de Covid-19 no Brasil, com prazo inicial de validade até o dia 30 de outubro de 2020, mas poderá ser prorrogada.

Dentre os destaques, a lei determina que as assembleias, previstas nos artigos 1.349 e 1.350 do Código Civil, bem como sua votação poderá ocorrer exclusivamente em ambiente virtual. São elas:

  • estabelecido no § 2 o do artigo antecedente, poderá, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, destituir o síndico que praticar irregularidades, não prestar contas, ou não administrar convenientemente o condomínio”;
  • Art. 1.350. Convocará o síndico, anualmente, reunião da assembleia dos condôminos, na forma prevista na convenção, a fim de aprovar o orçamento das despesas, as contribuições dos condôminos e a prestação de contas, e eventualmente eleger o substituto e alterar o regimento interno.”

No entanto, a Lei 14.010 determina ainda a obrigatoriedade da prestação de contas mesmo durante a pandemia, principal foco da Assembleia Geral Ordinária (AGO).

Na AGO, há aprovação das despesas dos últimos meses e a previsão orçamentária do próximo período e, em muitos condomínios, há ainda a eleição de síndico, subsíndico e conselho fiscal. Na oportunidade, pode haver outras pautas.

Agora, de acordo a lei, nos processos decisórios dos condomínios de forma puramente eletrônica “a manifestação de vontade de cada condômino será equiparada, para todos os efeitos jurídicos, à sua assinatura presencial”.

Com isso, o síndico tem todo o respaldo legal para utilizar esse diferencial tecnológico na sua administração, garantindo mais interatividade e autonomia com o portal/app da Habitacional.

E então, síndico, pronto para elevar sua administração a um novo patamar de excelência com a assembleia virtual? Venha conhecer essa e muitas outras funcionalidades no app e no portal da Habitacional!

Deixe seu comentário

Fique por dentro

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades.

Scroll Up

2ª VIA DE BOLETO

Selecione abaixo seu boleto

logotipo sob-medida

Por que gastar mais com serviços que você não usa?
A HABITACIONAL possui um pacote feito SOB MEDIDA para se condomínio.

Solicite uma proposta

** Região de atuação: SP - capital.
* Campo obrigatório

2ª VIA DE BOLETO CONDOMÍNIO

2ª VIA DE BOLETO ALUGUEL