Barulho no condomínio

Não sabe mais como resolver os problemas de barulho no condomínio? Conheça algumas medidas que podem ajudar você, síndico!

Para algumas famílias, não tem jeito, quarentena é sinônimo de barulho. Pais e crianças em casa, porém todo mundo proibido de sair para desestressar. Com tanta gente nos apartamentos, o barulho no condomínio é praticamente inevitável.

No entanto, esse cenário pode ser diferente e depende muito da postura e do bom senso dos moradores. Além do horário de silêncio, o que o síndico pode fazer quando mesmo durante o dia o barulho no condomínio incomoda os vizinhos?

Veja algumas dicas para o síndico conseguir a paz desejada neste período de pandemia!

Barulho no condomínio é um ‘efeito colateral’ da pandemia?

O aumento da convivência obrigatória dentro de casa tem gerado conflitos entre os condôminos, muitos deles decorrentes das brincadeiras das crianças dentro dos apartamentos.

Com as áreas de lazer e áreas comuns fechadas por medidas de prevenção à Covid-19, as reclamações mais frequentes dizem respeito aos pequenos jogando bola, brincando de pique ou até mesmo andando de skate dentro do apartamento.

Além disso, música alta, cantoria e instrumentos musicais mesmo durante o período da noite também estão entre as queixas mais constantes.

Estabeleça regras claras e sanções significativas

Para síndicos e zeladores, o período tem sido particularmente exaustivo, já que as reclamações se desdobram durante todo o dia.

Infelizmente, para alguns condôminos o barulho no condomínio só é resolvido quando o resultado atinge o bolso. Em alguns locais a multa aplicada após algumas advertências amigáveis sem resultado, pode chegar a até 5 (cinco) vezes o valor da cota condominial.

Para evitar aborrecimentos especialmente nessa época de pandemia, é muito importante que síndicos criem um conjunto de regras bastante claras relativas ao bom convívio durante esse período, estipulando a aplicação de sanções.

Caso essa medida ainda não tenha sido tomada, essas determinações devem ser discutidas em uma assembleia digital extraordinária, que pode ser convocada pelo síndico ou por 1/4 dos condôminos.

As assembleias extraordinárias estão previstas para quando existe a necessidade de discutir assuntos que seja do interesse de todos os condôminos e que ainda não tenha sido tratados anteriormente.

Iniciativas devem partir de ambos os lados

Por outro lado, é muito importante conscientizar os próprios moradores de que estamos no mesmo barco, portanto a pandemia está afetando o dia a dia de todos os moradores.

Assim, é preciso solidariedade e bom senso, acima de tudo. Afinal, mesmo as atividades feitas ingenuamente, como a brincadeira das crianças, podem gerar barulho no condomínio incomodando a vizinhança – entre elas pessoas idosas, condôminos que trabalham em regime de home office e ainda bebês.

Dessa forma, acabam aumentando a tensão de quem já está, como todos, vivendo tempos difíceis e cheios de incertezas devido à pandemia.

Ao mesmo tempo, o síndico deve ajudar os moradores a se conscientizarem de que devem evitar ao máximo atividades ruidosas ou que possam de alguma forma causar incômodo aos demais, inclusive pra que imaginem o nível de estresse que o barulho no condomínio pode causar a quem está trabalhando em home office.

A importância de estimular empatia dos condôminos

É preciso que o condômino entenda a necessidade de se colocar no lugar do outro. Ou seja, uma boa ideia, por exemplo, é incentivar os pais a disponibilizarem brincadeiras mais silenciosas para as crianças e pedir que eles evitem situações que façam os cães latirem em excesso.

O síndico, por sua vez, pode usar a própria assembleia digital e a colocação de cartazes para divulgar ainda mais as regras de etiqueta para o condomínio.

Em tempos difíceis como os de quarentena, mais do que nunca é preciso a união de todos em torno do bem comum, com gestor do condomínio e moradores buscando reduzir ao máximo o barulho no condomínio gerando um ambiente de paz e harmonia.

E você, o que achou deste conteúdo? Tem alguma ideia para evitar o barulho no condomínio? Quais as medidas que têm sido adotadas onde você mora? Compartilhe conosco a sua opinião!

Deixe seu comentário

Fique por dentro

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades.

Scroll Up

2ª VIA DE BOLETO

Selecione abaixo seu boleto

logotipo sob-medida

Por que gastar mais com serviços que você não usa?
A HABITACIONAL possui um pacote feito SOB MEDIDA para se condomínio.

Solicite uma proposta

** Região de atuação: SP - capital.
* Campo obrigatório

2ª VIA DE BOLETO CONDOMÍNIO

2ª VIA DE BOLETO ALUGUEL