Administradora o braço direito do Síndico na gestão condominial.

Neste artigo, confira como o serviço de uma boa administradora de condomínio pode ser o braço e um auxílio qualificado a atual gestão do síndico!

As demandas na administração de condomínios aumentaram substancialmente nos últimos anos. De modo a trazer novos problemas e mais responsabilidades para os síndicos.

A depender do tamanho do condomínio, o síndico não dá conta de tudo sozinho. Assim, surge a necessidade de se avaliar a contratação de uma empresa que administra condomínios.

Preciso mesmo contratar uma administradora?

Na virada do último século, muita coisa mudou em nossa sociedade. As relações mudaram, principalmente com a pandemia do novo coronavírus que nos colocou trancados em casa.

Por outro lado, a tecnologia assumiu um novo papel nas rotinas do nosso dia a dia. Facilitou e agilizou o acesso a informações. Passou a ser ferramenta de trabalho home office, de estudo em casa, de lazer e diversão.

Enfim, um caminho irreversível e contínuo de muitas mudanças e necessidade de adaptação. Mudança que também se fez presente na Administração de Condomínios.

Isso também obrigou muitos síndicos procurarem novas alternativas para melhorar sua gestão.

Uma dessas alternativas foi buscar uma empresa especializada em administração de condomínios para ser seu braço direito na gestão.

E, porque contratar uma administradora de condomínios?

Razões para contratar uma administradora de condomínios?

Muitas vezes o síndico não dá conta de fazer tudo sozinho. Isso reflete diretamente na sua gestão.

Como resultado, os gastos aumentam e a gestão financeira fica sem controle. Ou seja, o condomínio se arrisca de ficar sem dinheiro para realizar melhorias e pagar as contas em dia.

É aí que surgem os primeiros sinais de que é hora de considerar uma empresa de administração de condomínios para ser o braço direito do síndico.

Quais os sinais para saber se seu condomínio precisa da administradora?

  • Deficit nas contas condominiais;
  • Aumento da inadimplência;
  • Dificuldade na administração fiscal e contábil;
  • Síndico com falta tempo e desorganizado;
  • Alta Rotatividade de funcionários;
  • Não saber quanto o condomínio gasta

Como uma administradora pode ser o braço direito do síndico?

Uma administradora de condomínio auxilia o síndico e o transforma em um administrador eficiente. Dá todo o suporte através de seus especialistas em administração condominial.

A começar pelo trabalho qualificado proposto por uma boa empresa de administração que já lida com isso, em múltiplas frentes, e em vários condomínios.

A administradora de condomínio pode:

  • orientar o síndico no exercício de suas atividades administrativas;
  • contabilizar receitas e também as despesas;
  • cuidar da elaboração e da consequente manutenção das folhas de pagamento;
  • cuidar de boletos e de cotas condominiais;
  • avaliar as prestações de contas;
  • monitorar a inadimplência;
  • marcar presença, organizar e mediar as assembleias do condomínio;
  • cuidar dos equipamentos do condomínio e áreas comuns.

Ou seja: não se trata de reduzir a função do síndico, mas de qualificar a sua tomada de decisão através de uma orientação mais próxima.

Quais são os benefícios da parceria entre síndico e administradora?

Vamos começar pelo básico. Imagine que, sem mexer na infraestrutura de recursos humanos do seu condomínio, é possível ampliar o alcance das metas e dos resultados mensais no empreendimento.

Isso porque, embora tenha uma atuação constante com o síndico, uma boa administradora tende a cuidar de uma série de aspectos (como os citados acima) do cotidiano, não interferindo no trabalho, em si, do síndico.

A parceria entre síndico e administradora pode de fato, trazer muitas melhorias na gestão do prédio.

O que a Administradora de condomínio pode fazer como seu braço direito?

1. Capacitar dos funcionários

Após uma avaliação do perfil do condomínio e de suas características, a empresa de gestão condominial consegue identificar as fragilidades dos funcionários.

Consegue elaborar um plano de qualificação e capacitação da equipe para atender às demandas do condomínio.

Isso é necessário porque cada função exige um perfil de colaborador adequado às atividades. Dessa forma, a administradora atua nessa frente para oferecer ao síndico um grupo altamente especializado em suas funções.

Veja nosso Guia das principais funções na administração de condomínios e saiba mais.

Uma qualificação, inclusive, que não pesa no orçamento mensal e contribui, gradualmente, com o controle de custos, por exemplo.

2. Melhorar o acesso às informações e dar autonomia ao síndico

Por ser uma empresa especializada na administração de condomínios, ela lida constantemente com soluções para dar mais autonomia à gestão do síndico.

E isso se traduz em investimentos na área de recursos humanos — como acima mencionado — e também em novas tecnologias que facilitam a prestação de contas, realização de assembleias, e controle das finanças.

Ou seja, o sistema de gestão de uma administradora, integra os dados gerados no condomínio — por exemplo: o consumo de energia elétrica nas áreas comuns — e direcionar ao síndico, rapidamente, para um diagnóstico da situação.

Com tudo isso, é possível identificar as carências e novas oportunidades para oferecer um serviço mais qualificado que melhore a convivência dos moradores.

3. Contribuir na Valorização patrimonial

Por meio da redução de custos, da qualificação profissional e da tomada de decisão mais ágil e assertiva, dá para entender que a administradora é a grande aliada do síndico porque agrega valor à sua gestão e, consequentemente, ao patrimônio.

Afinal, quanto melhor for o serviço prestado e harmônico o convívio no condomínio, mais os moradores vão se encantar com a sua vivência, ali dentro, e valorizar os seus respectivos lares. E esse é um mérito do próprio síndico, com total controle e segurança da sua gestão.

Entretanto, para que tudo isso se torne uma vantagem ao síndico e ao condomínio, é necessário saber escolher e contratar uma boa empresa de administração.

Como escolher uma boa administradora de condomínios em São Paulo?

Agora que vimos os grandes diferenciais desse tipo de serviço, promovido pela administradora de condomínio, vamos entender o que você deve pesquisar antes de fechar um contrato.

O que é necessário para escolher uma empresa de administração de condomínio?

  • Verifique tempo de atuação e experiência no mercado;
  • Avalie o melhor formato para a administração dos recursos financeiros;
  • Solicite ficha cadastral completa da empresa e sócios, e antecedentes criminais.
  • Analise se há compatibilidade dos honorários com os serviços prestados, emissão de documento fiscal e recolhimento de impostos;
  • Desconfie de preços muito abaixo dos praticados no mercado;
  • Solicite referências comerciais – clientes, fornecedores e bancos;
  • Peça filiação e referência das entidades de classes;
  • Analise a formação profissional e experiência dos sócios;
  • Conheça a tecnologia e sistemas utilizados.
  • Elabore um contrato de administração claro e minucioso;
  • Solicite modelo de pasta de prestação de contas;
  • Confira se existe um suporte oferecido na área jurídica;
  • Visite a sede da administradora.

Assim, a sua tomada de decisão vai ser baseada em certezas e não em apostas e palpites.

Se você quiser saber como escolher a melhor administradora em São Paulo, veja nosso artigo:

Como escolher uma administradora de condomínios em SP.

Nele, você terá várias dicas e orientações. Não deixe de conferir!

O trabalho em parceria que a Habitacional desenvolve, será com certeza muito Bom para você, pois poderá contar com nossa constante Inovação em processos e produtos.

Além disso, você pode contar com nossa Tecnologia sempre atualizada e atendimento sempre disponível. Temos profissionais experientes na vida em condomínio, são preparados para orientá-lo sempre que precisar.

E com todo este apoio e expertise, a gestão do seu condomínio irá ocupar também menos espaço em sua rotina — quantitativa e qualitativamente.

Procurando por uma administradora de condomínios em sp?

Conte com a Habitacional como a sua parceira na administração do seu condomínio. Temos a experiência de mais de 50 anos atuando no mercado. Possuímos certificações ISO9001 selo do PROAD.

Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente administração condominial.

Atuamos como administradora de condomínios em São Paulo e atendemos as principais regiões. Se você procura por: administradora de condomínios em sp centro, administradora de condomínios em sp zona sul ou administradora de condomínios em sp zona oeste, conte com a Habitacional.

Sua melhor parceira para uma gestão eficiente no seu condomínio.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Redes Sociais

Posts recentes

Siga-nos