Neste artigo, confira como o serviço de uma boa administradora de condomínio pode ser o braço e um auxílio qualificado a sua atual gestão!

 

Você se lembra da sua mesa de trabalho há dez ou quinze anos? Provavelmente, comparando com o seu ambiente atual é nítida a quantidade de objetos a menos que agora estão concentrados no seu celular e computador, certo?

Na virada do último século, muita coisa mudou em nossa sociedade.

A tecnologia assumiu infindáveis rotinas em nosso dia a dia, facilitando e agilizando o acesso a informações, compartilhando dados, relatórios, enfim, um caminho irreversível e contínuo de muita evolução.

Esta mudança também se fez presente na Administração de Condomínios.

Então, que tal considerar esta mudança positiva na gestão do condomínio por meio de uma boa administradora?

O trabalho em parceria que a Habitacional desenvolve,  será com certeza muito Bom para você , pois poderá  contar com nossa constante Inovação em processos e produtos,  Tecnologia sempre atualizada e Atendimento sempre disponível para escutar você, pois temos  profissionais experientes na vida em condomínio e que estão preparados para orientá-lo sempre que precisar.

E com todo este apoio e expertise, a gestão do seu condomínio, irá ocupar também menos espaço em sua rotina — quantitativa e qualitativamente.

O que é e o que faz uma administradora de condomínio?

Para tornar o síndico o verdadeiro big boss do seu condomínio, um auxílio de especialistas pode fazer toda a diferença! A começar pelo trabalho qualificado proposto por uma organização que já lida com isso, em múltiplas frentes, e há anos.

Assim, a participação da administradora prevê, justamente, um auxílio qualificado à atual gestão do condomínio com base em uma expertise acumulada em outros empreendimentos imobiliários.

Para o síndico, essa ajuda mais que bem-vinda pode se traduzir em:

  • orientá-lo no exercício de suas atividades administrativas;
  • contabilizar receitas e também as despesas;
  • cuidar da elaboração e da consequente manutenção das folhas de pagamento;
  • cuidar de boletos e de cotas condominiais;
  • avaliar as prestações de contas;
  • monitorar a inadimplência;
  • marcar presença, organizar e mediar as assembleias do condomínio;
  • cuidar dos equipamentos do condomínio e áreas comuns.

Ou seja: não se trata de reduzir ou remover os plenos poderes do síndico, mas de qualificar a sua tomada de decisão por meio de uma orientação mais próxima.

Quais são os benefícios dessa parceria?

Vamos começar pelo básico: imagine que, sem mexer na infraestrutura de recursos humanos do seu condomínio, é possível ampliar exponencialmente o alcance, as metas e os resultados mensais obtidos no empreendimento — assim como os computadores e dispositivos móveis fizeram com a rotina corporativa.

Isso porque, embora tenha uma atuação constante com o síndico, a administradora tende a cuidar de uma série de aspectos (como os citados acima) do cotidiano, não interferindo no trabalho, em si, do síndico.

Aproximação com funcionários continuamente capacitados

A administradora, após uma avaliação do perfil do condomínio e suas características, consegue elaborar uma equipe qualificada e continuamente capacitada para atender à demanda do condomínio.

Isso porque cada local exige um perfil profissional adequado e a administradora atua nessa frente para oferecer ao síndico um grupo altamente especializado nessas funções. Uma qualificação, inclusive, que não pesa no orçamento mensal e contribui, gradualmente, com o controle de custos, por exemplo.

Integração de dados

Por ser um setor especializado na administração de condomínios, é de se imaginar que a administradora lide constantemente com novas soluções para agregar ainda mais valor à sua gestão.

E isso se traduz em investimentos na área de treinamentos — como acima mencionado — e também em novas tecnologias que facilitam o monitoramento de performances, no condomínio e na identificação de carências e novas oportunidades para oferecer um serviço mais qualificado aos moradores.

Para tanto, os sistemas integram dados gerados dentro do condomínio — por exemplo: o consumo de energia elétrica nas áreas comuns — e direcionam ao síndico, rapidamente, um diagnóstico da situação.

Valorização patrimonial

Por meio da redução de custos, da qualificação profissional e da tomada de decisão mais ágil e assertiva, dá para entender que a administradora é a grande aliada do síndico porque agrega valor ao seu patrimônio.

Afinal, quanto melhor for o serviço prestado e harmônico o convívio no condomínio, mais os moradores vão se encantar com a sua vivência, ali dentro, e valorizar os seus respectivos lares. E esse é um mérito do próprio síndico, que tem total controle e segurança da sua gestão.

Como escolher uma boa administradora?

Agora que vimos os grandes diferenciais desse tipo de serviço, promovido pela administradora, vamos entender o que você deve pesquisar antes de fechar um contrato com qualquer empresa:

  • Verifique tempo de atuação e experiência no mercado;
  • Avalie o melhor formato para a administração dos recursos financeiros;
  • Solicite ficha cadastral completa da empresa e sócios e antecedentes criminais.
  • Analise se há compatibilidade dos honorários com os serviços prestados, emissão de documento fiscal e recolhimento de impostos;
  • Desconfie de preços muito abaixo dos praticados no mercado;
  • Solicite referências comerciais – clientes, fornecedores e bancos;
  • Peça filiação e referência das entidades de classes;
  • Analise a formação profissional e experiência dos sócios;
  •  Conheça a tecnologia e sistemas utilizados.
  • Elabore um contrato de administração claro e minucioso;
  • Solicite modelo de pasta de prestação de contas;
  • Confira se existe um suporte oferecido na área jurídica;
  • Visite a sede da administradora de condomínios.

Dessa maneira, a sua tomada de decisão vai ser baseada em certezas e não em apostas e palpites.

E se você está buscando novas questões para decidir-se sobre a melhor administradora para o seu condomínio, aproveite para dar uma olhada em nosso site www.habitacional.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here