Assembleia de condomínio: Você sabe para que serve?

A assembleia de condomínio é uma reunião que visa definir decisões importantes, que impactem na vida de todos os moradores.

Certamente, você já ouviu falar que algo é ou não permitido pela assembleia de condomínio. Você sabe o que isso significa?

Em assembleia, são acordados os mais diferentes temas. Como, por exemplo, dos mais brandos até aqueles que desencadeiam importantes desentendimentos.

Assim, a verdade é que a assembleia existe para que todos possam expor suas ideias, opinar e decidir sobre a vida em condomínio.

Para que tudo ocorra de maneira correta e legal, é preciso seguir algumas regras. Dessa forma, desde o momento da convocação da reunião até o seu encerramento, através de uma ata.

Por exemplo, para que a assembleia tenha validade, todos os condôminos precisam ser convidados.

Qual diferença entre assembleia ordinária e extraordinária?

Existem dois tipos de assembleias: ordinária e extraordinária.

Assembleia geram ordinária ocorre anualmente e:

  • debate a prestação de contas dos gastos do condomínio;
  • previsão orçamentária da próxima gestão;
  • eleição de síndico;
  • subsíndico e conselheiros;
  • além de assuntos gerais relacionadas à administração do conjunto;

Já a assembleia extraordinária pode ser marcada a qualquer momento. Na ocasião, são discutidos assuntos de caráter extraordinário, como aprovações emergenciais ou mesmo despesas que não estavam contempladas na previsão orçamentária.

Por que participar da assembleia de condomínio?

Muitos condôminos deixam de participar das assembleias por pensarem serem reuniões pouco produtivas. Por isso, o ideal é que o síndico convoque a assembleia com pautas definidas, que devem ser claras, pertinentes, necessárias e não muito extensas.

A quantidade também é determinante. O máximo recomendado são quatro pautas por assembleia, para evitar que o evento se alongue demais.

É importante também que o síndico municie o condômino com todo o tipo de informação possível antes da reunião. Dessa forma, ele terá tempo de refletir sobre os dados, elaborar perguntas e até de trocar algumas ideias com os vizinhos.

Como resultado, ninguém se sente surpreso com o valor do reajuste da taxa ou com o preço da pintura da fachada no momento da assembleia, por exemplo.

O uso da internet pode ser um aliado importante para este fim. Por isso, podem ser ferramentas podem ser extremamente úteis para promover e antecipar o debate entre os participantes, como:

Se você gostou deste conteúdo sobre a assembleia de condomínio, veja em nosso blog outras dicas importantes sobre administração de condomínio.

Procurando por uma administradora de condomínios em sp?

Conte com a Habitacional como a sua parceira na gestão do seu condomínio. Temos a experiência de mais de 50 anos atuando no mercado. Possuímos certificações ISO9001 selo do PROAD.

Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente administração condominial.

Atuamos como administradora de condomínios SP e atendemos as principais regiões. Se você procura na internet por: administradora de condomínios em sp centro, administradora de condomínios em sp zona sul ou administradora de condomínios em sp zona oeste, conte com a Habitacional.

Sua melhor parceira para uma gestão eficiente no seu condomínio.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Redes Sociais

Posts recentes

Siga-nos