Controle de custos do condomínio, como faze-lo?

Folha de pagamento, provisão de funcionários, materiais de limpeza, fundo de obras, pequenos e grandes consertos… Ao colocarmos no papel, são tantas as despesas geradas por um condomínio que chegamos a nos surpreender com o montante quando realizamos a somatória dos valores. Quando a conta fecha, é um alívio para o síndico. Porém, quando isso não ocorre, começa um grande pesadelo. Como fazer o controle de custos do condomínio de maneira efetiva então?

Só quem já teve nas mãos a tarefa de administrar um condomínio sabe das dificuldades que são enfrentadas quando o assunto é custos, ainda mais quando a inflação não para de bater à porta. Por outro lado, aumentar o valor do condomínio é sempre causa de polêmicas e questionamentos, ainda mais em tempos de crise.

O que fazer quando nos deparamos com uma cilada dessa proporção?

Sim, é desesperador. Mas até mesmo os melhores administradores já estiveram diante de uma situação de controle de custos do condomínio.

De fato, é preciso ter total controle sobre as receitas e gastos, pois uma gestão mal organizada que gere mais custos para os condôminos pode acarretar inadimplência, ocasionando ainda mais problemas e dificuldades para os gestores. Os inadimplentes representam uma das grandes razões dos déficits gerados nas contas do condomínio, motivo pelo qual precisamos evitá-los.

O segredo para manter as contas em dia é equilibrar os valores que entram e que saem, com muita organização.

Além disso, é fundamental que cada despesa tenha um grau de prioridade. Uma maneira de começar a fazer isso é realizando uma análise dos custos que demandam água e luz, por exemplo. Procure saber em quais atividades do condomínio elas são necessárias e se é possível reduzir a frequência dessas atividades, sem comprometer a sua qualidade.

É certo que há formas de melhorar a administração do condomínio, mas não existe fórmula mágica. O importante é cuidar da organização e não se perder com as receitas.

 

Temos mais artigos sobre esse assunto. Veja aqui!

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here