Pintura com drone? No futuro breve essa será a opção!

A pintura de prédios e áreas comuns é sempre motivo de grande apreensão nos condomínios. Ao mesmo tempo em que as marcas do tempo começam  a ficar visíveis e incomodar os moradores, a perspectiva de ter um grande número de trabalhadores se equilibrando em estruturas montadas por andaimes, com o risco de produzir grande sujeira por toda parte obriga a discussão sobre qual o melhor momento para iniciar tal obra.

Felizmente, boa parte deste dilema começa a ser resolvido com a ajuda da tecnologia por meio da pintura com drone. Recentemente a Disney Research apresentou o protótipo de um drone que promete pintar fachadas de prédio integral ou parcialmente, sem ser necessário qualquer escada ou andaime.

Segundo a empresa, o Paintcopter pode ser usado para fazer desde grafitagem, até obras de arte ou simples pinturas integrais de fachadas de edifícios. Para dar conta deste trabalho o drone foi modificado para passar mais tempo no ar já que nos modelos tradicionais os tempos médios de autonomia dos drones no ar ronda os 30 minutos, o que tornaria muito difícil assegurar um trabalho de pintura. Por isso, este drone autônomo está constantemente ligado, através de um cabo. Além disso, também não transporta tinta. Isso tornaria o trabalho mais difícil e pesado. O equipamento vai carregar uma mangueira que está ligada a um reservatório no solo, permitindo pintar durante o tempo em que ele voa.

Antes de iniciar o trabalho, a empresa informa que é possível usar as câmaras do drone para fazer um mapeamento da área que é preciso pintar. Com este trabalho realizado, um artista ou designer tem condições de elaborar o plano sobre o que precisa ser pintado, seja toda a fachada ou apenas parte e gera os necessários comandos para o drone.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here