Veja como é possível torna-las mais interessantes

A falta de objetividade, longa duração ou conversas sobre assuntos paralelos são algumas das razões que torna, algumas vezes, as assembleias de condomínios pouco atrativas. Pesquisas apontam que a frequência dos moradores nessas reuniões é baixa, tendo em média 20% de participação.

 

Para Fernando Fornícola, presidente da Habitacional, administradora de condomínios, com organização e planejamento é possível tornar as reuniões de condomínios mais interessantes. “Algo que precisa ficar claro aos moradores é que participar desses encontros garantirá seus diretos, ajudará na preservação do seu patrimônio e impactará no bem-estar da sua família”, destaca.

 

Além disso, só participando das reuniões é que o condômino poderá acompanhar de perto todos os gastos do condomínio, além de tirar dúvidas e obter informações sobre o que acontece no local onde mora.

 

Uma das primeiras iniciativas, por parte da administração, é planejar a pauta do que será discutido com antecedência. Separar assuntos por grau de importância e enviar aos moradores, dias antes da reunião, é recomendado. Assim, os moradores que tenham interesses aos temas que serão tratados tendem a marcar presença.
Outro ponto importante é manter esses encontros em dias e horários regulares, que sejam razoáveis para todos. Em geral, as reuniões são realizadas sempre no mesmo dia da semana, preferencialmente no período da noite. Os síndicos devem conhecer seus moradores e procurar agendar a assembleia em um horário propício para a maioria deles.

Tornar as reuniões mais práticas é um bom caminho para aumentar a participação dos moradores. Deve ser evitada a assembleia com uma pauta muito extensa. É melhor fazer reuniões mais frequentes, com menos temas a serem discutidos, do que optar por poucos encontros, com muitos assuntos. Reuniões mais rápidas são, em geral, mais produtivas.

 

“Toda assembleia precisa ter estabelecido o horário de início e término. E todos devem se esforçar para cumprir o tempo determinado. O encontro será otimizado se forem estabelecidas algumas regras logo no começo, como o tempo que cada pessoa terá para fazer comentários sobre os temas apresentados”, ressalta Fornícola.
Por fim, é importante distribuir a ata da reunião a todos moradores com a maior agilidade

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here