Condomínios podem ter que instalar tomadas para carros elétricos nas garagens

Um projeto já aprovado em primeira e segunda votação na Câmara de Vereadores de São Paulo pretende obrigar a instalação de tomadas para carros elétricos nas vagas de veículos nas garagens de condomínios construídos na cidade.

Sendo assim, a ideia apresentada por meio do PL 346/2017, pelo vereador Camilo Cristófaro (PSB) altera a Lei n° 16.642 que trata do Código de Obras e Edificações. Após passar pelo legislativo municipal ela aguarda sanção do Poder Executivo.

Segundo sua justificativa, o vereador argumenta que o principal intuito é adequar a legislação à evolução da tecnologia. Dessa forma, tem como foco a atual tendência de utilização de eletricidade como energia motora de veículos em geral.

 

O que estabelece o projeto para tomadas para carros elétricos?

O projeto estabelece que os responsáveis pelas edificações já existentes terão um prazo máximo de 5 anos para se adaptarem. Cristófaro afirma que o aumento constante da utilização da eletricidade para o funcionamento de veículos tornará essencial a instalação de medidores de consumo de energia nas tomadas para carros elétricos.

Segundo ele, estes equipamentos passarão a ter uso intensivo. Dessa forma será importante permitir uma medição individualizada do valor consumido. Como resultado, em vez de o montante geral ser rateado entre os condôminos. Independentemente da utilização de veículos elétricos.

Ainda na justificativa do projeto, Cristófaro aponta que há necessidade de que o Poder Público se antecipe ao surgimento do problema, como forma, ainda, de incentivar a utilização de energia limpa na cidade.

A frota mundial de carros elétricos chegou a 3,2 milhões de veículos no início de 2018, o que representa um aumento de 55% em relação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com o estudo, 1,2 milhão de carros elétricos já circulam pelas ruas chinesas. Somente no ano passado, 579 mil unidades foram acrescentadas à frota do país. Nos Estados Unidos, o número de carros elétricos saltou de 195 mil para 750 mil no último ano. Na Alemanha, o crescimento foi mais modesto: de 54.490 para 92.740.

Já no Brasil, modelos híbridos e elétricos tiveram um salto nos emplacamentos em 2017, com 2.097 unidades até agosto. Assim, totalizaram quase o dobro dos 1.091 registrados em 2016 inteiro.

Procurando por uma administradora de condomínios em sp?

Conte com a Habitacional como a sua parceira na gestão do seu condomínio. Temos a experiência de mais de 50 anos atuando no mercado. Possuímos certificações ISO9001 selo do PROAD.

Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente administração condominial.

Atuamos como administradora de condomínios São Paulo e atendemos as principais regiões. Se você procura na internet por: administradora de condomínios em sp centro, administradora de condomínios em sp zona sul ou administradora de condomínios em sp zona oeste, conte com a Habitacional.

Sua melhor parceira para uma gestão eficiente no seu condomínio.

 

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Redes Sociais

Posts recentes

Siga-nos