Pode não ter visão de raios X ou joias do infinito, mas você pode contar com ele sempre que precisar. O post de hoje é dedicado para o zelador.

Há uma figura chave no condomínio cuja missão é zelar pelo bom funcionamento do prédio e a segurança das pessoas e do patrimônio. Não é o Batman. Também não é o Homem-Aranha (embora poderia derrotar o Thanos). Estamos falando do zelador.

Mas, por que sua função é tão importante? Quais são seus deveres e direitos? Em quais casos é preciso procurar a sua ajuda? Vamos descobrir abaixo:

Qual é a função do zelador?

Além do que já explicamos no primeiro parágrafo — isto é, cuidar do patrimônio e ficar de olho na segurança — o zelador é os olhos e ouvidos do condomínio. Trabalha de perto com o síndico, já que responde a ele, mas é o líder de todos os outros funcionários.

Suas funções, dentre outras, incluem:

  • Transmitir ordens dos seus superiores para os funcionários abaixo dele e fiscalizar que estejam sendo cumpridas;
  • Comunicar ao síndico, administradores ou para quem corresponda sobre qualquer irregularidade no condomínio;
  • Fiscalizar a conduta e boa presença dos seus subordinados;
  • Zelar pelo cumprimento do regulamento interno do condomínio;
  • Responder de imediato em casos de emergência;
  • Fiscalizar que nada esteja atrapalhando a livre circulação dos moradores na entrada, saguão e partes comuns do prédio;
  • Ficar responsável pela guarda do livro de registro e a ficha de relação dos ocupantes do condomínio;
  • Fiscalizar o bom funcionamento de aparelhos, instalações e fazer manutenção preventiva, além de supervisionar as condições de manutenção e limpeza.

É claro que estes são só algumas das funções do zelador, mas para fazer um bom resumo da sua tarefa, podemos dizer que o zelador deve cuidar do condomínio como se fosse seu próprio patrimônio. Nesse sentido, ele pode fazer pequenos reparos nas áreas comuns.

Mas que fique claro: o zelador não recebe ordens dos moradores, ele não é o “quebra galho” dos condôminos. Não faz parte das suas funções fazer reparos particulares por exemplo, mas ele pode e deve repassar as necessidades dos moradores para o síndico.

Porém, nesse sentido, o zelador conta com uma lista de contatos úteis para as situações de emergência e reparos, então pode recomendar alguém caso seja necessário.

Por que sua função é tão importante?

O zelador é quem tem mais contato com os moradores e a realidade do condomínio. Sua presença abrange todas as áreas do prédio, portanto é quem mais conhece o que está acontecendo, diferente de outros funcionários ou até o síndico, que muitas vezes, não está presente fisicamente.

E é justamente por esse motivo que o zelador e o síndico trabalham numa parceria forte e também motivo pelo qual podemos afirmar que o zelador tem uma grande responsabilidade.

Embora ele não seja um tomador de decisões, seus relatórios afetam grandemente o dia a dia no condomínio. Assim como o Batman, ele é o “guardião” do bem-estar no prédio, é o elo direto entre praticamente todos os funcionários e o síndico/administrador. Imagine a responsabilidade que isso representa num condomínio que movimenta várias dezenas de pessoas — ou muito mais — todos os dias.

Para aprofundar mais e conhecer exatamente quem faz o que no condomínio, faça download gratuito do nosso ebook onde explicamos detalhadamente quais são os cargos e funções de todos os que fazem parte do condomínio.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here