Imposto de Renda - Habitacional

Planejamento financeiro de condomínio:

Uma das maiores fontes de dificuldade financeira é a surpresa. Elas se manifestam por meio de situações como recursos que deveriam entrar no caixa e não entraram ou gastos que não estavam previstos. Surgiram como necessidade de última hora. É claro que estes fatores são sempre possibilidades, mas quanto mais eles estiverem sobre controle melhor.

No caso do planejamento financeiro de condomínio, a administração do condomínio deve observar com atenção o que aconteceu ao longo do ano que está se encerrando. Assim, pode se fazer ajustes e projetar melhorias no período que está prestes a se iniciar.

O mês de novembro é a época ideal para fazer isso. Sobretudo porque proporciona tempo suficiente para aprovação pela assembleia das decisões propostas para serem implementadas.

Os especialistas em planejamento financeiro de condomínio sugerem como uma das primeiras ações que o síndico tenha absoluta clareza sobre a realidade dos gastos e receitas do empreendimento. Dessa forma, se faz obrigatória uma imersão no quesito inadimplência.

Esse cuidado resulta na possibilidade de encontrar métodos amigáveis de negociação. Para que assim, evitem o acúmulo de valores não pagos a ponto de que eles se tornem impagáveis.

Por meio do uso de aplicativos, softwares e outras ferramentas tecnológicas é possível evoluir muito na gestão financeira do condomínio. Levando em consideração os pontos que podem ser melhorados em termos de arrecadação, oportunidades de economia e até prever investimentos em comodidade, segurança e outros aspectos que podem trazer ganhos à qualidade de vida no local.

Resumindo

Seja como for, o mais importante é que haja a preocupação de ter um planejamento financeiro de condomínio definido para o próximo ano e que ele seja aprovado e do conhecimento de todos.

A Habitacional coloca à disposição seus 50 anos de experiência na administração de condomínios para auxiliar no desenvolvimento deste importante passo que é o planejamento financeiro de condomínio.

Já começou a se planejar? Conte com a gente, deixe aqui sua dúvida ou comentário!

comunicação do condomínio?

Assim, caso tenha grupos de mensagens no seu condomínio, como o WhatsApp, recomendamos cautela:

a) Ainda que o grupo seja criado por algum morador, cabe ao síndico, caso seja do seu interesse bem como do condomínio, assumir o papel de administrador e gerenciar o conteúdo;

b) Caso o síndico não tenha interesse na gestão do grupo, cadastre todos os participantes como administradores, de modo que se sintam responsáveis uns pelos outros e compartilhem financeiramente a reparação de eventual dano;

c) Crie regras de gestão de conteúdo para o grupo e estabeleça horários;

d) Apresente no grupo sugestões que possam contribuir com a melhoria administração do condomínio;

e) Críticas são sempre bem vidas, desde que acompanhadas de respeito por parte de todos;

f) Evite a participação de pessoas estranhas.

Resumindo

Portanto, caso alguém se sinta desmoralizado com algum comentário negativo que tenha gerado dano à imagem e a honra, o ofendido pode preservar as provas no smartphone e se dirigir até um cartório e fazer o registro de uma Ata Notarial. Ela é a lavratura de um documento público por meio de um tabelião, formalizando uma narrativa fiel de tudo aquilo que verificou por seus próprios sentidos sem emissão de opinião, juízo de valor ou conclusão. Este documento serve como prova pré-constituída para futura ação judicial, caso o agressor não registre em tempo hábil sua retratação. O valor das indenizações pode superar os R$ 15.000,00. Assim, antes de emitir qualquer comentário depreciativo, exercite se colocar no lugar do outro.

Marcio Bagnato

Advogado com Pós-Graduação na área de Negócios Imobiliários, profissional com 28 anos de experiência em administração de condomínios e atualmente Diretor de Condomínios da administradora Habitacional.
Mais informações: marcio@habitacional.com.br.
Foto: Egydio Zuanazzi

Matéria reproduzida do site Direcional Condomínios

Procurando por uma administradora de condomínios em sp?

Conte com a Habitacional como a sua parceira na gestão do seu condomínio. Temos a experiência de mais de 50 anos atuando no mercado. Possuímos certificações ISO9001 selo do PROAD.

Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente administração condominial.

Atuamos como administradora de condomínios em sp e atendemos as principais regiões. Se você procura na internet por: administradora de condomínios em sp centro, administradora de condomínios em sp zona sul ou administradora de condomínios em sp zona oeste, conte com a Habitacional.

Sua melhor parceira para uma gestão eficiente no seu condomínio.

Deixe seu comentário

Fique por dentro

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades.

Scroll Up

2ª VIA DE BOLETO

Selecione abaixo seu boleto

Cadastra-se

Selecione abaixo o tipo de cadastro

Esqueci minha senha

Selecione abaixo o tipo de senha

logotipo sob-medida

Por que gastar mais com serviços que você não usa?
A HABITACIONAL possui um pacote feito SOB MEDIDA para seu condomínio.

Solicite uma proposta

** Região de atuação: SP - capital.
* Campo obrigatório