O desperdício de água é um problema socioambiental de graves consequências para toda a humanidade. Basta imaginar que de toda a água disponível no planeta, apenas 3% é originalmente própria para consumo. E desse percentual, apenas uma menor parte encontra-se em locais de fácil acesso.

Embora todos tenham conhecimento da importância desse recurso natural, a maioria das pessoas não controla seu consumo para evitar o desperdício. E em um condomínio repleto de pessoas com modos diferentes de pensar, é necessário estabelecer algumas regras e tomar medidas para que não haja desperdício.

Adote medidas eficazes para controle do recurso

Você já pensou em instalar hidrômetros para medir o consumo individual em cada apartamento? Essa é uma medida bastante comum e que reduz muitos conflitos com relação à cobrança. Claro que aquele morador que é consciente não deseja pagar pela água desperdiçada pelo vizinho que é mais gastão. Por isso, essa pode ser uma boa ideia em grandes condomínios.

Outro ponto importante é conscientizar os moradores a economizar água com pequenas atitudes. Pedir que fiquem atentos a problemas como vazamentos e torneiras pingando e tomem cuidados básicos como nunca levar mais de 15 minutos no banho costuma render bons resultados, assim como fechar a torneira ao fazer a barba ou escovar os dentes e utilizar máquinas de lavar roupas e louças com a sua capacidade máxima.

Hoje existem no mercado dispositivos que ajudam na redução do consumo de água, como o arejador de torneiras, o restritor de vazão, bacias sanitárias VDR e válvulas automáticas para mictórios. Caso haja banheiros coletivos em áreas comuns do prédio ou condomínio, é possível adotar esse tipo de equipamento.

Uma outra dica é cuidar para não gastar água demais com a manutenção do jardim. No inverno, por exemplo, é possível regá-las em dias alternados. No verão, regue as plantas antes das 10 horas da manhã e depois das 7 horas da noite, pois isso evita o excesso de evaporação.

Lembre-se sempre: economizar água é importante para o meio ambiente e também para o bolso dos condôminos!

habita

habita

Deixe seu comentário

Fique por dentro

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades.

Scroll Up

2ª VIA DE BOLETO

Selecione abaixo seu boleto

logo-footer.png

Solicite uma proposta

2ª VIA DE BOLETO CONDOMÍNIO

2ª VIA DE BOLETO ALUGUEL