logo-habitacional
Pesquisar
Fechar
  • A Habitacional
    • COVID-19
  • Administração de Condomínios
    • Residenciais
    • Comerciais
    • Associações
  • Incorporadoras
  • Administração de Bens
  • Blog
  • Contato
Menu
  • A Habitacional
    • COVID-19
  • Administração de Condomínios
    • Residenciais
    • Comerciais
    • Associações
  • Incorporadoras
  • Administração de Bens
  • Blog
  • Contato

Nos siga nas redes sociais

Facebook-square
Linkedin-in
Instagram
Youtube
  • Para você
    • Mimos da Habita
    • Atualizar seu cadastro
    • Termo de quitação
    • Verificar pendências
    • Mais serviços
Menu
  • Para você
    • Mimos da Habita
    • Atualizar seu cadastro
    • Termo de quitação
    • Verificar pendências
    • Mais serviços
2ª via de boleto
  • Cadastrar
  • Lembrar senha
Solicite uma Proposta
logo-habitacional
  • A Habitacional
    • COVID-19
  • Administração de Condomínios
    • Residenciais
    • Comerciais
    • Associações
  • Incorporadoras
  • Administração de Bens
  • Blog
  • Contato
Menu
  • A Habitacional
    • COVID-19
  • Administração de Condomínios
    • Residenciais
    • Comerciais
    • Associações
  • Incorporadoras
  • Administração de Bens
  • Blog
  • Contato
Pesquisar
Fechar

Como mediar conflitos nos condomínios em tempos de pandemia

  • Síndicos
  • dezembro 22, 2020
02-como-mediar-conflitos-nos-condominios-em-tempos-de-pandemia
Visualizações do post: 824

O interfone toca às 6h30 da manhã no apartamento do síndico. Um morador reclama do barulho de móveis se arrastando no andar de cima. Depois, outro morador diz que encontrou fulano sem máscara no elevador, que o cachorro está latindo, que têm sujeira na piscina, etc. Esses são apenas alguns exemplos de situações que causam conflitos nos condomínios e que o síndico lida diariamente. A quarentena só potencializou o que já existia.

As necessidades de mudanças, tanto de comportamento quanto de cooperação, só trouxeram mais responsabilidades para a função do síndico.

Medidas de biossegurança, uso obrigatório de máscara nos espaços comuns e restrições como:

  • fechamento do salão de festas e churrasqueiras;
  • playground e brinquedoteca trancados;
  • academia e salão de jogos interditados;
  • impedimento do uso de quadras e piscinas.

Todas, de alguma forma, causaram algum conflito ou desentendimento. Mas, como o síndico pode lidar com estas situações?

Veja abaixo algumas dicas de como mediar conflitos nos condomínios.

1- Use o bom senso em questões coletivas

Conceitualmente, o bom senso é o equilíbrio nas decisões ou julgamentos em cada situação que se apresenta. Usar esta habilidade é essencial para definir certos posicionamentos e mediar conflitos nos condomínios.

Na pandemia, os ânimos dos condôminos se exaltaram e o síndico ficou responsável por implementar as medidas de biossegurança. O senso comum o ajudará em suas deliberações.

Aqui cabe ao síndico, não radicalizar para não exaltar os ânimos ainda mais. Existem situações que podem ser flexibilizadas. Por exemplo:

Se o uso da quadra for em horário agendado por apartamento, o pai e a mãe que levarem o seu filho para brincar, são obrigados a usar máscaras naquele momento?

Da mesma forma se for um idoso que está caminhando ao ar livre e que, por ventura, tirou a máscara para respirar melhor.

Nos dois exemplos citados acima, e em várias outras situações que o síndico se depara no dia a dia, a solução está no uso do bom senso. A resposta está com você e sempre é possível quando utilizamos o bom senso em favor da harmonia na administração de condomínios.

Tudo que é levado a ferro e fogo pode dar ao síndico um tom de autoritarismo. Ele deve sempre examinar cada situação ou reclamação

2- Seja empático em cada situação

Empatia é uma habilidade que o síndico deve aplicar em todo momento. Ser empático é conseguir entender o outro, de ouvir com atenção e entender o momento. É criar uma conexão para alcançar uma solução.

Os conflitos nos condomínios, em sua grande maioria, vêm das adversidades em relacionamentos. A frase “coloque-se no meu lugar” provavelmente será um pretexto.

Para o síndico fazer uma boa gestão é fundamental que tenha a habilidade de saber lidar com as pessoas. Ouvir o que o morador tem a dizer, suas dores, compreender sua realidade e seu sofrimento são alguns pontos da empatia.

Independentemente de sua relação com o condômino, o síndico deve ser imparcial, livre de qualquer pré-julgamento ou preconceito.

Para chegar a uma conclusão, ouça todos, analise cada fato e faça uma boa mediação.

Tenha um bom equilíbrio emocional e não se exalte. Se necessário, peça a participação do conselho.

3- Um bom diálogo é uma base para colaboração

Neste terceiro ponto, na mediação dos conflitos nos condomínios, o diálogo não pode ficar de fora.

Antes de tudo, para um bom diálogo é necessário:

  1. estar pronto para ouvir o ponto de vista do outro;
  2. considerar tudo que é dito;
  3. ponderar sobre o assunto;
  4. expor suas ideias com clareza e respeito;
  5. usar argumentos fortes e concisos;
  6. chegar numa conclusão persuasiva.

Depois é preciso saber escolher o canal de comunicação. O síndico deve evitar tratar assuntos importantes pelo telefone ou mensagens.

A má interpretação pela escrita ou pelo áudio, pode fazer com que as partes entrem numa desavença sem necessidade.

Prefira conversar pessoalmente. Além de praticar a empatia, você estará demonstrando ter atenção e que está disponível para resolver o problema.

Resumindo

Por todo exposto, percebemos o quanto é importante mediar os conflitos nos condomínios de forma serena e segura. O bom senso, a empatia e o diálogo são bases para um relacionamento de colaboração e sucesso na gestão.

Percebeu como são importantes? A mediação de conflitos não é fácil, mas pode ser trabalhada.

Desenvolva suas habilidades, faça o seu melhor e fique por dentro dos assuntos publicados no nosso Blog.  Assim você terá informações úteis para uma gestão competente, harmônica e equilibrada.

A Habitacional te ajuda a ter uma boa administração condominial. Além da nossa equipe especializada, o síndico pode contar com ferramentas de gestão de condomínios que facilitam o dia a dia do síndico. Conheça nossos serviços sob medida para a melhor administração de condomínios em SP.

Deixe seu comentário

Nos siga nas redes sociais

Facebook-f
Linkedin
Instagram
Youtube

Postagens recentes

saiba-quais-sao-as-dúvidas-mais-frequentes-sobre-declaracao-de-imposto-de-renda-em-condominios-e-como-resolve-las

Saiba quais são as dúvidas mais frequentes sobre Declaração de Imposto de Renda em condomínios e como resolvê-las.

Leia mais »
como-se-tornar-um- sindico-profissional-de-sucesso

Como se tornar um síndico profissional de sucesso

Leia mais »
https://www.habitacional.com.br/incendios-em-predios

Incêndios em prédios: todo cuidado necessário e o que fazer?

Leia mais »
banner-e-book-seguranca-site
banner-ebook-financeiro
ebook sobre cargos e funções no condomínio

Siga-nos!

Canal

Fique por dentro

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades.

  • Voltar
Conheça a Habitacional

Nos siga nas redes sociais

Facebook-square
Linkedin-in
Instagram
Youtube

Endereços

Sede:
Avenida Angélica, 2.118 – 7º andar Higienópolis – CEP: 01228-200 São Paulo – SP

Filial (Berrini):
Av. Engº Luis Carlos Berrini, 1500 – 15º andar
CEP: 04571-000 – São Paulo – SP

TRABALHE CONOSCO

Gostaria de trabalhar na HABITACIONAL? Veja como fazer parte da nossa equipe.

 Vagas Disponíveis 
Cadastro de Fornecedores
  • Politica de Privacidade

MAPA DO SITE

  • A Habitacional
    • COVID-19
  • Administração de Condomínios
    • Residenciais
    • Comerciais
    • Associações
  • Incorporadoras
  • Administração de Bens
  • Blog
  • Contato
Menu
  • A Habitacional
    • COVID-19
  • Administração de Condomínios
    • Residenciais
    • Comerciais
    • Associações
  • Incorporadoras
  • Administração de Bens
  • Blog
  • Contato

ATENDIMENTO VIRTUAL

24h por dia.
Mais agilidade ao seu
dispor.


Whatsapp

(11) 3234.5555

 

contratar uma administradora de condomínios zona sul, zona oeste, zona leste e centro SP

Administradora de Condomínios Residenciais

Fone: 11 3234-5555

Administradora de Condomínios Comerciais

Fone: 11 5505-0733

Administradora de Bens
e Imóveis

Fone: 11 3234-0000

Copyright Habitacional © 2019. All rights reserved

whatsapp
Conheça a Habitacional
Sobre cookies nesse site
Utilizamos cookies armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter informações para aprimorar a experiência e melhorar o desempenho de navegação. Ao continuar navegando haverá a concordância com o procedimento, em linha com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Saiba mais
Aceitar Cookies
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Always Enabled

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.

CookieDurationDescription
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.

Functional

Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.

Performance

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Analytics

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Advertisement

Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.

Others

Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.

SAVE & ACCEPT
Scroll Up

2ª VIA DE BOLETO

Selecione abaixo seu boleto

seu condomínio
seu aluguel

Cadastra-se

Selecione abaixo o tipo de cadastro

Condomínio
Locação

Esqueci minha senha

Selecione abaixo o tipo de senha

Condomínio
Locação