sindico-profissional-gestor-condominial-administrador-de-condominios

Administrar um condomínio é uma tarefa que exige tempo e conhecimentos em diversas áreas. Ser um síndico profissional requer experiência em administração e entendimento das rotinas do condomínio. É uma atividade especializada e exige disponibilidade para lidar com o dia a dia da vida em condomínio.

A figura do síndico é obrigatória dentro de um condomínio, mesmo que haja uma administradora de condomínios como prestadora de serviços. Porém, o mais comum é que essa função seja exercida pelos próprios moradores.

Normalmente um morador mais antigo que conhece o condomínio e tem disponibilidade para dedicar-se a esta atividade.

Contudo, as necessidades de uma boa administração condominial vão além. Não basta ter só disponibilidade de tempo ou ter “tempo de casa”. As atividades de um síndico são diferentes para cada tipo de condomínio. A administração de condomínios residenciais é completamente diferente da administração de condomínios comerciais, por exemplo.

Dessa forma, ser um síndico profissional  fará muita diferença nos resultados da gestão condominial.

Quais as habilidades necessárias para um síndico?

Pensando nas responsabilidades que um síndico possui, ter algumas habilidades são essenciais para o exercício da função. Entre elas estão:

  • conhecimento de administração, finanças e legislação, como a trabalhista;
  • facilidade em lidar com pessoas;
  • capacidade de avaliar serviços;
  • iniciativa na gestão;
  • planejamento e organização;
  • capacidade de mediar conflitos.

Essas habilidades farão a diferença para que o postulante ao cargo esteja próximo de um síndico profissional. Entretanto, não são só habilidades que fazem uma pessoa apta para esta função. É preciso conhecimento e vivência na aplicação no dia a dia da gestão de um condomínio.

Por este motivo que a função de síndico profissional tem ganhado força nos últimos tempos. Em alguns casos, utiliza-se um profissional do quadro de uma administradora de condomínios, para cumprir essa atividade. Ou seja, um especialista com vivência na administração de outros condomínios.

Mas antes de tudo, é importante saber o que é e quais as vantagens de ter um síndico profissional.

O que é um síndico profissional?

É uma pessoa especializada, contratada para exercer uma única função: administrar o condomínio. Além disso, o síndico profissional traz na bagagem a expertise na área. Tem vivência na administração condominial e conhece as melhores formas de atender as demandas condominiais.

Síndico morador e o síndico profissional?

A decisão entre um síndico morador ou um síndico profissional é importante. Primeiramente, deve-se avaliar a complexidade da administração do condomínio e qual o grau de envolvimento dos condôminos.

De maneira geral, o síndico morador tem mais familiaridade com as necessidades do condomínio, uma vez que é um usuário. Fica mais fácil tomar as decisões. Além disso, pode ser vantajoso em condomínios com orçamento reduzido, pois a remuneração pode ser a isenção da taxa condominial.

Entretanto, os condomínios com muitas torres e várias áreas comuns, o indicado é a escolha de um síndico profissional. Ela é mais indicada porque ele tem habilidades necessárias para a função. Tem opinião imparcial sobre os assuntos e não cria uma relação pessoal com os condôminos. Dessa forma, facilita na hora das cobranças e decisões.

 

Conclusão

Para se tornar um síndico profissional é importante ter como base conhecimentos em administração, legislação trabalhista, capacidade de gerenciar conflitos e conhecimento da vida em condomínio.

Existem cursos para síndico profissional ou materiais online, muito bem elaborados, como o Ebooks que auxiliarão nessa formação.

Peça auxílio a sua administradora de condomínios nessa decisão. Com a experiência de outros empreendimentos, ela poderá avaliar melhor o perfil do condomínio e ajudar na escolha.

Procurando por uma administradora de condomínios em sp?

Conte com a Habitacional como a sua parceira na gestão do seu condomínio. Temos a experiência de mais de 50 anos atuando no mercado. Possuímos certificações ISO9001 selo do PROAD.

Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente administração condominial.

Atuamos como administradora de condomínios em sp e atendemos as principais regiões. Se você procura na internet por: administradora de condomínios em sp centro, administradora de condomínios em sp zona sul ou administradora de condomínios em sp zona oeste, conte com a Habitacional.

Sua melhor parceira para uma gestão eficiente no seu condomínio.

Deixe seu comentário

Fique por dentro

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades.

Scroll Up

2ª VIA DE BOLETO

Selecione abaixo seu boleto

logotipo sob-medida

Por que gastar mais com serviços que você não usa?
A HABITACIONAL possui um pacote feito SOB MEDIDA para se condomínio.

Solicite uma proposta

** Região de atuação: SP - capital.
* Campo obrigatório

2ª VIA DE BOLETO CONDOMÍNIO

2ª VIA DE BOLETO ALUGUEL