Como ter controle emocional no isolamento social

Difícil ter controle emocional em tempos de coronavírus? Veja como superar esta fase com essas dicas.

O mundo vive uma situação inesperada. Hoje, pares de palavras definem a rotina nos 159 países afetados pelo novo coronavírus. Isolamento social, home office e controle emocional são algumas delas.

A quarentena não impacta apenas a economia, também influencia no comportamento de cada um. Portanto, manter o controle emocional durante a pandemia é fundamental para direcionar ações que minimizem os efeitos do vírus no cotidiano.

Com a maioria das pessoas trabalhando remotamente, é preciso imaginar a própria casa como uma empresa, como uma administradora de condomínios que precisa manter tudo funcionando, mesmo que seja à distância.

Se por um lado há todos os recursos da tecnologia para manter uma gestão adequada, por outro é preciso regular o ser humano por trás da máquina.

Veja algumas sugestões para manter o controle emocional e uma rotina produtiva durante o isolamento social.

Entenda o sentimento generalizado para manter seu controle emocional

Antes de tudo, é preciso entender que controle emocional não é negação. Muito pelo contrário. De acordo com especialistas, há um sentimento generalizado que pode ser dividido em três fases – e pelas quais todos estamos passando na quarentena.

1 – O primeiro contato com o que está acontecendo preocupa, mas desencadeia um sentimento de negação, de quase férias. É a novidade, o alerta, mas um sentimento de que tudo se resolverá em breve;

2 – No segundo momento, ocorre a assimilação sobre a gravidade dos fatos, o sentimento de preocupação que dobra e assusta;

3 – O terceiro momento é o mais grave e preocupante. É quando as pessoas percebem que não sabem quanto tempo o isolamento vai durar, começa a bater depressão e desespero, tédio, solidão, problemas de sono e ansiedade, além da preocupação com entes queridos e afastados de nosso convívio.

Esses são problemas comuns a qualquer parte do mundo e você não está sozinho, mesmo que possa parecer por causa do isolamento. É preciso calma e alguns truques para lidar, principalmente, com a terceira fase.

Procure informações apenas de fontes confiáveis

Todos os dias é uma enxurrada de informações sobre o coronavírus, algumas brincadeiras, muitos assuntos sérios, uma quantidade imensa de fake news.

Todo esse burburinho pode atrapalhar seu controle emocional. Procure manter-se informado, mas apenas de fontes confiáveis, como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ambos os órgãos divulgam diariamente boletins sobre a situação da Covid-19, no Brasil e no mundo, e as principais ações de combate ao vírus.

Procure informações também sobre as medidas tomadas pela prefeitura da sua cidade em relação a vacinas, limpeza das ruas e encaminhamento médico em caso de suspeita.

Nunca se esqueça: o excesso de informações gera ansiedade – e nem tudo o que compartilham com você é verídico.

Coloque seus filmes e livros em dia

Uma opção ao isolamento social é colocar os filmes em dia. Aproveite que os principais serviços de streaming e canais pagos, estão com programação aberta e tire o atraso dos títulos.

Aproveite para ler aquele livro que você sempre começa e não termina. Há muitas versões on-line que podem ser baixadas a qualquer momento por um valor bem em conta.

Lembre-se: Filmes e livros distraem, divertem e educam.

Faça do home office um prazer

O home office pode ser um prazer: afinal, você está em casa, com sua família e produzindo. Nada de trânsito, nada do calor da rua nem do transporte cheio.

Aproveite para brincar com a garotada nos intervalos e curtir mais com a família, depois do “expediente”, já que você já estará em casa.

Aproveite para colocar os assuntos em dia e mantenha comunicação constante com o restante da equipe. Assim você consegue resolver tudo mais facilmente e produzir muito mais.

Lembre-se: A tecnologia é sua maior aliada. Se você é síndico, conte com os recursos tecnológicos da sua administradora de condomínio e não deixe assuntos pendentes.

Dê apoio às crianças

As crianças são uma ótima forma de manter o controle mental. Afinal, elas também precisam de apoio, já que na maioria dos casos estão entendendo muito menos o que está acontecendo do que a maioria das pessoas.

Então, dê todo suporte para que passem por esses momentos confusos. Brinque, crie momentos exclusivos para atividades juntos.

Lembre-se:  todo esforço por elas vale a pena.

Use e abuse da tecnologia

Hoje, com toda a tecnologia disponível, só fica sozinho quem quer. Mantenha seu controle emocional e ajude seus amigos também. Faça meetings e calls, as famosas chamadas com vídeo.

Nos finais de semana essa pode ser uma ótima oportunidade para manter o assunto em dia. Skype, WhatsApp, Telegram e Zoom são alguns dos aplicativos perfeitos para isso.

Dica: ver outras pessoas e conversar olhando nos olhos (mesmo virtualmente)  é uma ótima forma de reduzir a sensação de isolamento. Use a tecnologia para manter seu controle mental.

Mude de assunto com os amigos

Fuja de quem só sabe dar notícia ruim ou ser negativo. É muito bom ter os pés no chão, principalmente, em relação à real situação da Covid-19. Mas ninguém precisa ficar falando sobre o tema 24 horas por dia.

Mude de assunto com os amigos, relembre casos antigos, falem sobre os últimos shows que assistiram pela TV. Há uma programação cultural imensa on-line que está sendo disponibilizada justamente para ajudar no controle emocional.

Lembre-se: Cante, brinque, celebre a vida. Não há isolamento social que dure para sempre nem coronavírus que nunca acabe.

E você, gostou desse conteúdo? O que tem feito para manter seu controle mental nesses tempos de isolamento social? Compartilhe com a gente a sua dica e continue acompanhando as novidades do blog!

Deixe seu comentário

Fique por dentro

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades.

Scroll Up

2ª VIA DE BOLETO

Selecione abaixo seu boleto

logotipo sob-medida

Por que gastar mais com serviços que você não usa?
A HABITACIONAL possui um pacote feito SOB MEDIDA para se condomínio.

Solicite uma proposta

** Região de atuação: SP - capital.
* Campo obrigatório

2ª VIA DE BOLETO CONDOMÍNIO

2ª VIA DE BOLETO ALUGUEL