Cuidados com os pets no condomínio em tempos de coronavírus

Os pets no condomínio também precisam de cuidados especiais. Veja como cuidar do seu amigão em tempos de Covid-19

Todos estamos tendo que mudar hábitos de convivência por causa da Covid-19 e isso inclui também a forma como lidamos com nossos amigos de quatro patas, não é mesmo? Assim, como o conhecimento em relação à doença está sendo construído e ainda existem poucas informações sobre os efeitos do coronavírus nos animais de estimação, os especialistas indicam alguns cuidados especiais com os pets no condomínio.

De acordo com o Centro Pan-Americano de Febre Aftosa e Saúde Pública Veterinária da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Panaftosa-Opas/OMS), ainda não há estudos conclusivos sobre os efeitos do vírus em cães e gatos, nem evidências significativas de eles que possam ficar doentes ou serem transmissores da Covid-19.

O importante é estar a par das orientações para cuidar dos pets no condomínio para preservar tanto a sua saúde, a dos demais moradores e também do seu bichinho. Saiba mais:

Como cuidar dos pets no condomínio?

Cuidar dos pets no condomínio é uma questão de amor pelo seu amigo, mas também de saúde pública. Por isso, é importante que também o síndico, a administradora de condomínios ou qualquer responsável pela gestão do condomínio fiquem cientes desses cuidados.

Antes de tudo, no entanto, uma informação é importante. Os animais de estimação podem ser vetores involuntários do coronavírus pelas patas, coleira ou mesmos pelos. Por isso, várias ações se referem, especialmente, a essa possibilidade.

Veja quais são e por quê são tão importantes!

Evite sair com os pets no condomínio

A orientação é que as saídas com os pets no condomínio, assim como nas ruas, seja reduzida ao máximo. Elas devem se restringir aos casos em que o animal só está habituado a fazer suas necessidades fora de casa. Leve-o imediatamente para casa depois que ele terminar.

O período de isolamento social deve ser para todos, por isso evite deixar seu animal de estimação próximo de outros animais ou pessoas. Além disso, se houver outras pessoas em casa, o ideal é que essa saída, além de rápida, seja feita por apenas um dos tutores.

Os passeios por puro lazer devem evitados nessa época para prevenir uma possível contaminação nos locais públicos ou nas áreas comuns do condomínio.

 Evite riscos ao passar álcool em gel no pet

Na volta para casa, apenas limpeza com água e sabão já é o suficiente para eliminar o vírus. Evite outras substâncias, por exemplo, como o álcool em gel, que pode causar alergias no bichinho.

Restrinja o contato em caso de suspeita

Quem já testou positivo para o coronavírus ou tem suspeita de estar contaminado deve manter o distanciamento não só das demais pessoas da casa, mas também do pet.

Quem já contraiu e está curado também deve evitar o contato com o animal, já que ainda não se sabe com certeza se eles são imunes à Covid-19.

Por outro lado, quem mora “sozinho” com o pet no condomínio deve manter o isolamento junto com o amigo de quatro patas.

Banhos ajudam a evitar a contaminação

Se vocês foram à rua ou ao pet no condomínio, teve contato com alguma outra pessoa ou animal, dê um banho ao chegar em casa. Água e sabão podem eliminar o coronavírus do pelo de cães e gatos em caso de contaminação.

Evite compartilhar comida com o animal

Apesar de ser uma demonstração de carinho com seu pet, a recomendação é evitar lambidas. A orientação dos especialistas é de também não compartilhar comida. A boa notícia é que sofás e camas estão liberados desde que o seu amigão esteja ficando sempre em casa e devidamente vacinado e vermifugado.

Consultas em domicílio também devem seguir regras

As consultas à distância continuam proibidas pelo Código de Ética do Conselho de Medicina Veterinária, mas a presencial está liberada. A dica é, sempre que possível, optar pela consulta em domicílio.

Mesmo assim, o veterinário deve seguir algumas recomendações, como utilizar máximo possível de materiais descartáveis, entre eles, o jaleco.

Evite visitar seu animal internado

Pelo menos no período mais crítico da pandemia, o conselho é evitar a visita aos animais internados, assim como suspender qualquer consulta ou procedimento que não seja de urgência ou emergência. A ideia é restringir ao máximo a exposição do seu peludo ao vírus.

 O que você deve saber sobre o coronavírus nos pets

Alguns pontos são importantes e devem ser esclarecidos:

  • O coronavírus dos cachorros, que pode causar diarreia e vômito ao atingir o trato intestinal do seu animal, não é o mesmo novo coronavírus que causa a Covid-19;
  • Os humanos são resistentes ao vírus canino e a vacina dos cães, geralmente, inclusa nas vacinas múltiplas V-8 e V-10 não funcionam contra a Covid-19;
  • Atenção: pássaros só têm risco de pegar o coronavírus se forem tratados e/ou tocados por pessoas infectadas ou se alguém com o vírus tossir em cima deles;
  • Répteis e anfíbios não têm nem transmitem o novo coronavírus (SARS-CoV-2) nem qualquer outro coronavírus da família.

Este é um momento complicado para todos, mas a companhia do seu animal de estimação pode tornar os dias de quarentena menos difíceis.

Facilidades para os clientes da Habitacional

Os clientes da Habitacional acabam de ganhar mais uma facilidade: um desconto especial de 15% no carrinho de compras da DotPet. Adquira produtos, agende atendimento em domicílio, exames, vacinas, consultas e muito mais!

Aproveite a promoção usando o voucher, compre sem sair de casa, pague on-line e receba tudo em até duas horas. É a Habitacional e a DotPet ajudando você a cuidar do seu amigo!  Clique no banner abaixo para ganhar seu desconto agora mesmo!

Ganhe desconto na DotPet

Deixe seu comentário

Fique por dentro

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades.

Scroll Up

2ª VIA DE BOLETO

Selecione abaixo seu boleto

logotipo sob-medida

Por que gastar mais com serviços que você não usa?
A HABITACIONAL possui um pacote feito SOB MEDIDA para se condomínio.

Solicite uma proposta

** Região de atuação: SP - capital.
* Campo obrigatório

2ª VIA DE BOLETO CONDOMÍNIO

2ª VIA DE BOLETO ALUGUEL