Dia internacional da mulher

Muito mais do que uma comemoração, o Dia Internacional da Mulher é uma data de respeito e reconhecimento pelas conquistas.

Sexo frágil que nada. Ainda que não no ritmo desejado, o potencial feminino tem se mostrado forte e competente nos mais diversos setores. No entanto, oportunidades reais ainda são um sonho para muitas. É sobre isso o tema escolhido pela ONU Mulheres para o primeiro 8 de março da década. Nesse Dia Internacional da Mulher, a ideia é incentivar a virada de jogo com o lema: “Eu sou a Geração Igualdade: concretizar os direitos das mulheres”.

Dia Internacional da Mulher: o que mudou em dez anos

O tema vai além de lugares-comuns como “todo dia é Dia Internacional da Mulher”, questões sobre a definição de gênero ou múltiplas jornadas devidas à multiplicidade de papéis desempenhados todos os dias.

O Índice Global de Desigualdade de Gêneros 2020 mostra que o Brasil ocupa a 92ª posição entre 153 países analisados. A posição é ligeiramente melhor do que em 2018, quando ocupava a 95ª posição.

Apesar disso, o país apresenta uma das maiores desigualdades de gênero da América Latina, ocupando o 22º lugar entre os 25 países da região.

De acordo com o Índice, as diferenças entre brasileiros e brasileiras são mais intensas na participação econômica e no empoderamento político.

No entanto, segundo os analistas, na última década o país conseguiu alcançar a paridade em relação ao atendimento à saúde e no acesso à educação.

O relatório, criado pelo Fórum Econômico Mundial em 2006, tem na primeira colocação  o país menos desigual e, na última, o mais desigual.

Pelo ranking atual, a Islândia é o país mais igualitário do mundo, seguido pela Noruega, Finlândia e Suécia. Síria, Paquistão, Iraque e Iêmen mostram as diferenças de gênero mais acentuadas entre os países analisados.

Data nasceu de um passado de luta

Ao contrário do que pode parecer a princípio, o Dia Internacional da Mulher não nasceu como uma forma de homenagem. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, mas a História mostra que sua origem é bem mais remota.

Em 1909, por exemplo, 15 mil mulheres fizeram uma passeata pelas ruas de Nova York contra a jornada de trabalho de 16 horas por dia, seis dias por semana.

No ano seguinte, na Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, a alemã Clara Zetkin propôs uma jornada de manifestações pela igualdade de direitos. O primeiro Dia Internacional da Mulher oficial teria sido, então, 19 de março de 1911.

Mas o 8 de março só seria oficializado mesmo como Dia Internacional da Mulher em 1917 pelo movimento que seria o pontapé inicial da Revolução Russa, quando um grupo de operárias saiu às ruas para se manifestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial.

Reconhecimento pela liderança

Hoje, no Brasil, as dificuldades não estão apenas em chegar lá, mas em ter o respeito e apoio necessários para se manter lá. Cada conquista é suada – e as conquistas são diárias.

Principalmente no exercício de atividades tradicionalmente masculinas há toda uma carga de preconceito, que, mesmo não intencionalmente, aumentam o estresse e minam o esforço pela superação.

A administração de condomínios, por exemplo, não é tarefa fácil. São muitos os detalhes diários relacionados à burocracia, administração de pessoal e de moradores, cumprimento da convenção, segurança do condomínio, etc.

Ser síndico é um esforço constante para estar à altura das expectativas, mas também desagradar a alguns em prol do patrimônio de todos.

Hoje a Habitacional tem orgulho de ter 100 mulheres síndicas como parceiras e mais da metade direta das nossas colaboradoras são mulheres. Como administradora de condomínios, fazemos questão de reconhecer a liderança de sindicas, à frente de uma tarefa tão importante quanto frequentemente incompreendida

Por tudo isso, a todas elas, mais do que um parabéns pelo Dia Internacional da Mulher, um muito obrigada por fazer parte do nosso time!

Aproveite e veja como melhorar ainda mais a sua gestão com essa dica sobre como controlar o consumo de água do condomínio!

Deixe seu comentário

Fique por dentro

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades.

Scroll Up

2ª VIA DE BOLETO

Selecione abaixo seu boleto

logotipo sob-medida

Por que gastar mais com serviços que você não usa?
A HABITACIONAL possui um pacote feito SOB MEDIDA para se condomínio.

Solicite uma proposta

** Região de atuação: SP - capital.
* Campo obrigatório

2ª VIA DE BOLETO CONDOMÍNIO

2ª VIA DE BOLETO ALUGUEL