segurança em condominio

Segurança em condomínio!

A segurança em condomínio é o item que aparece em primeiro lugar para quem escolhe viver em condomínio. Assim, tornar o dia a dia mais seguro vai depender de atitudes corretas de cada pessoa que vive ou frequente o ambiente.

O presidente da Habitacional Administradora de condomínios, Fernando Fornícola, explica que a segurança total de um condomínio é baseada no tripé: equipamentos, funcionários e moradores.

Abaixo, ele lista as principais dicas e medidas sobre segurança em condomínio. Confira:

Dicas e medidas sobre segurança no condomínio:

Equipamentos

  • Inicialmente, deve-se contratar uma empresa especialista para avaliar a segurança do condomínio. Ou seja, profissionais especializados irão analisar as possíveis falhas e vulnerabilidades para indicar os equipamentos e procedimentos mais adequados.
  • Criar barreiras iniciais como muros, vegetação, cerca elétrica, portão duplo, cancelas e guaritas (de preferência com vidros espelhados).
  • Instalar câmeras adequadas e de boa qualidade. Não adianta investir em aparelhos com baixa definição de imagem ou que não funciona adequadamente à noite
  • Usar alarmes, sensores de presença e rádios comunicadores.
  • Automatizar portões e cancelas.
    Adotar aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp para criar grupos de moradores com o objetivo exclusivo de manter uma comunicação sobre alertas de movimentações ou pessoas suspeitas.

Funcionários

  • O cuidado com a segurança de todos começa na contratação dos funcionários. Assim, é importante chegar antecedentes e referências de cada profissional, inclusive estender esse procedimento aos prestadores de serviços, sempre que possível.
  • Investir em treinamentos, capacitações se reciclagem constante.
  • Estar sempre atento com prestadores de serviços terceirizados (companhias telefônicas e TV, por exemplo).
  • Estabelecer regras para entregadores. Logo, o ideal é que moradores retirem as encomendas na portaria, evitando que eles vão até os apartamentos ou casas
  • Criar procedimento para corretores de imóveis. Pegar, previamente, autorização por escrito dos moradores com datas e horários definidos para as visitas.
  • Exigir cadastros atualizados para prestadores de serviços como domésticas e diarista. Ou seja, com prazo máximo de validade de até seis meses.

Moradores

  • Manter cadastro atualizado com nome, número da casa e placa de carro.
  • Frequentar, sempre que possível, as assembleias. Ou seja, principalmente, quando a pauta for sobre segurança.
  • Orientar as visitas dos procedimentos de segurança do seu condomínio. Consequentemente, entender que por mais que pareça incomodo os procedimentos na liberação da entrada, eles são a garantia da segurança para todos.
  • Combinar algum código ou senha para avisar o porteiro, em caso de perigo, na hora em que estiver entrando na portaria.
    Redobrar os cuidados na garagem, que é um ponto de grande vulnerabilidade. Contudo, é importante obedecer às eclusas para que os seguranças ou porteiros possam identificar melhor os ocupantes dos automóveis. Assim, ao estacionar, manter o carro sempre fechado e com alarme ativado.

“A segurança em condomínio será possível com a ajuda de cada um. Dessa forma, é importante que todos tenham acesso às informações sobre os cuidados. Além das assembleias e convenções a comunicação precisa ser frequente, seja por meio de comunicados, circulares, quadro de avisos, cópias de manual, portais virtuais e newsletters digitais”, destaca o presidente da Habitacional.

Tem duvidas sobre o tema? Envie para nós! E não deixe de acessar o nosso artigo sobre o que muda com a portaria eletrônica no condomínio!

Procurando por uma administradora de condomínios em sp?

Conte com a Habitacional como a sua parceira na gestão do seu condomínio. Temos a experiência de mais de 50 anos atuando no mercado. Possuímos certificações ISO9001 selo do PROAD.

Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente administração condominial.

Atuamos como administradora de condomínios em sp e atendemos as principais regiões. Se você procura na internet por: administradora de condomínios em sp centro, administradora de condomínios em sp zona sul ou administradora de condomínios em sp zona oeste, conte com a Habitacional.

Sua melhor parceira para uma gestão eficiente no seu condomínio.

Deixe seu comentário

Fique por dentro

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades.

Scroll Up

2ª VIA DE BOLETO

Selecione abaixo seu boleto

logotipo sob-medida

Por que gastar mais com serviços que você não usa?
A HABITACIONAL possui um pacote feito SOB MEDIDA para se condomínio.

Solicite uma proposta

** Região de atuação: SP - capital.
* Campo obrigatório

2ª VIA DE BOLETO CONDOMÍNIO

2ª VIA DE BOLETO ALUGUEL