Envelhecimento das edificações

Fazer a manutenção das edificações é tanto uma questão econômica quanto de investimento na segurança dos moradores.

Você sabia que nos Estados Unidos cerca de 1/3 dos investimentos em construção civil vão para obras de recuperação? Se isso acontece lá, em um dos países mais desenvolvidos do mundo, você deve estar pensando quanto dinheiro não está indo embora por aqui. Sim: “indo embora”! Por que, muitas vezes, essas obras podem ser evitadas simplesmente com a adequada manutenção das edificações.

É mais ou menos como cuidar do nosso próprio corpo. Enquanto ele está jovem e sadio, mal lembramos que mesmo assim precisa de cuidados constantes.  No entanto, só quando começamos a “dar defeito” é que a maioria de nós corre para o médico. Tudo então já está mais difícil e caro, até o plano de saúde, por exemplo.

Todo esse dinheiro desperdiçado acabou chamando a atenção da  Engenharia Civil que tem em pauta estas ocorrências/análises,  há pelo menos 50/60 anos. É  denominada patologia das edificações.  Então, imagine quantos recursos podem ser economizados e realocados quando evitamos o envelhecimento das construções?

Contudo, para obter os resultados desejados é preciso que a manutenção das edificações seja feita de forma estratégica. Fique conosco até o final deste post e veja como fazer isso!

Quais são os causadores das patologias nas edificações?

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, o que não faltam são agentes patogênicos que causam e aceleram o envelhecimento das construções.

Essas degradações podem ser causadas por fatores ambientais, como o próprio clima tropical que desencadeia patógenos altamente corrosivos, quase 8 mil quilômetros de costa e grande concentração de poluentes, principalmente, nos grandes centros de desenvolvimento industrial, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia – só para citar alguns.

O problema é tão sério que impacta de 1,5% a 3,5% o Produto Interno Bruto (PIB) de diversos países ao redor do mundo, entre desenvolvidos e em desenvolvimento.

Isso em termos econômicos – que não podem ser mensurados quando há vidas em risco. Tecnicamente falando, a corrosão de armadura no concreto armado, por exemplo, responde por 14% a 58% dos casos de envelhecimento das construções e pode ser evitada com a manutenção das edificações.

Por outro lado, uso ineficiente da energia, sistemas elétricos em desconformidade com regulamentos ou com os códigos de construção, falta de integração entre encanamentos antigos e novos, descontinuação de peças e tantos outros problemas podem ser solucionados com a correta manutenção das edificações.

Manter o bom estado do patrimônio construído vai além de cortar custos. Fazer a  manutenção das edificações é tanto uma questão econômica quanto de investimento na segurança dos moradores.

Curso ajuda a prevenir problemas nos condomínios

O tema é vasto, estratégico, prioritário e deve fazer parte do DNA de todo condomínio. A Academia Habitacional está lançando um curso de Manutenção Predial dividido em duas partes e ministrado pelo especialista Paulo Roberto Félix, Sócio-diretor da Avante Treinamentos, administrador e professor do Senac/Secovi.

O curso é voltado para  zeladores, gerentes prediais e profissionais de manutenção, para clientes e não clientes da Habitacional,  interessados em evitar o envelhecimento das edificações.

As vagas são limitadas– Curso Manutenção Predial I – acontece no próximo dia 5 de março, com os temas:

  • Cobertura, casa de máquina, barrilete, escadas de incêndios, hall de andares, bombas d’água, piscinas e geradores;
  • Manutenção Preventiva: inspeção, limpeza, e lavagens, lubrificação e ajustes;
  • Práticas relacionadas à gestão estratégica da manutenção;
  • Ordem de serviços e relatórios;
  • Tipos de manutenção;
  • Centro de medição;
  • Ferramentas e uso.

Lembre-se que apenas a manutenção das edificações realizada de forma correta e estratégica pode evitar o envelhecimento do seu patrimônio, colaborando para valorizar os imóveis, cortar custos do condomínio e dar mais segurança aos moradores.

O que achou do conteúdo de hoje? Foi útil para a você? E que tal fazer a sua inscrição agora mesmo no curso de Manutenção Predial I da Academia Habitacional! Clique aqui para fazer a sua inscrição! Não perca tempo, as vagas são limitadas.

Procurando por uma administradora de condomínios em sp?

Conte com a Habitacional como a sua parceira na gestão do seu condomínio. Temos a experiência de mais de 50 anos atuando no mercado. Possuímos certificações ISO9001 selo do PROAD.

Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente administração condominial.

Atuamos como administradora de condomínios em sp e atendemos as principais regiões. Se você procura na internet por: administradora de condomínios em sp centro, administradora de condomínios em sp zona sul ou administradora de condomínios em sp zona oeste, conte com a Habitacional.

Sua melhor parceira para uma gestão eficiente no seu condomínio.

Deixe seu comentário

Fique por dentro

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades.

Scroll Up

2ª VIA DE BOLETO

Selecione abaixo seu boleto

logotipo sob-medida

Por que gastar mais com serviços que você não usa?
A HABITACIONAL possui um pacote feito SOB MEDIDA para se condomínio.

Solicite uma proposta

** Região de atuação: SP - capital.
* Campo obrigatório

2ª VIA DE BOLETO CONDOMÍNIO

2ª VIA DE BOLETO ALUGUEL