Home Office com as crianças em casa: como fazer?

Veja como tornar esses tempos de quarentena muito especiais mantendo o foco e garantindo a produtividade no home office mesmo com as crianças em casa!

Em meio à pandemia do coronavírus, muitas empresas brasileiras e do mundo já implementaram o home office. Mas, como lidar com essa modalidade de trabalho com as crianças em casa?

Além disso, a questão é que, se para muita gente essa é a primeira vez fazendo home office, para as crianças a situação é ainda mais inusitada: nada de escola, nada de amiguinhos do condomínio e ainda por cima com os pais em casa.

No entanto, a vida segue e todo mundo precisa trabalhar, não é mesmo? Pode ser complicado para grande parte das pessoas, é verdade, mas existem estratégias que você pode usar para que o seu home office seja produtivo!

Veja essas 4 dicas de como manter a produtividade no home office mesmo com as crianças em casa!

1. Sinceridade com as crianças e com o empregador

Antes de tudo, é muito importante explicar às crianças o que está acontecendo. Elas merecem saber porque está todo mundo em casa, o motivo que aulas pararam e porque elas não podem descer para a área de lazer do condomínio nem chamar os amiguinhos para casa. Elas precisam entender que não estão de férias.

Explique também que o trabalho em casa é a mesma atividade executada no escritório. Que vocês vão criar rotinas diferentes, mas que elas devem ser respeitadas – tanto como na sua empresa quanto na escola delas.

Seja sincero também com seu empregador, sócio, chefe, etc. Explique que estará com as crianças em casa e que interrupções repentinas podem acontecer. É bem possível que ele esteja passando por isso também – e mesmo que não esteja, essa é uma hora de compreensão.

2. Crie uma rotina diária para as crianças

Ninguém tem que fazer de conta que está sendo fácil para que funcione. Muito pelo contrário, é nas horas de crise que surgem as melhores soluções.

Então pense na casa como se fosse uma administradora de condomínio, com vários setores diferentes para gerir, cada um com sua rotina.

As crianças é um deles e, como já estão acostumadas com a rotina da escola, vai dar certo. Mas lembre-se: não é repetir ações, mas sim antecipar o que será feito, se preparar para isso e executar as ações.

Escreva tudo em um cartaz e estabeleça horários para acordar, tomar café, banho, começar as atividades: hora da leitura, do lanche, dos cursos pela internet, de estudar a matéria da escola e por aí vai.

A Faber Castell, por exemplo, está oferecendo cursos on-line gratuitos de desenho para a garotada para ajudar na quarentena. Além disso, há vários sites que estão investindo em jogos educativos para crianças de todas as idades, liberando os papais para o home office.

3. Aproveite a pausa para o café e brinque com as crianças

A palavra-chave de um home office bem-sucedido é organização. Isso pressupõe horários de trabalho, com suas respectivas pausas para aquele cafezinho que revigora a alma e ativa o cérebro.

Os 20 minutinhos de praxe bastam para fazer um lanche gostoso com a filharada. É uma boa oportunidade para descansar a mente focando em outros assuntos fora do trabalho, dar atenção aos pequenos e saber como está sendo o dia das crianças.

Crie o hábito de todo mundo se encontrar naquele horário para contar sobre suas atividades enquanto lancha. Depois, todo mundo volta para seus respectivos afazeres e se encontra novamente no fim do “expediente” fazer um balanço das atividades e planejar o dia seguinte.

4. Use a tecnologia a seu favor

Lembre-se que o isolamento social pressupõe falta de contato físico, mas não impede o virtual. Então, convoque avós, tios e até amigos mais chegados e que tenham disponibilidade para serem “babás virtuais”.

Eles podem ler, jogar, contar histórias, cantar e dançar com as crianças durante se período de home office.

Por outro lado, a tecnologia já permite um controle parental fácil dos gadgets. Configure para que você acompanhe tudo o que for acessado ou jogado em computadores, smartphones e tablets.

Você também limita o acesso a programas e sites e ainda pode definir o tempo de uso.

Com essas dicas você vai ver que o home office com as crianças pode ser super produtivo e agradável, unindo o que há de melhor na vida: seu trabalho e seus filhos em um só lugar.

Esse conteúdo foi útil para você? Se tiver mais alguma dica para um home office produtivo, conte para a gente aqui nos comentários! Nós vamos adorar receber a sua sugestão!

 

Deixe seu comentário

Fique por dentro

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades.

Scroll Up

2ª VIA DE BOLETO

Selecione abaixo seu boleto

logotipo sob-medida

Por que gastar mais com serviços que você não usa?
A HABITACIONAL possui um pacote feito SOB MEDIDA para se condomínio.

Solicite uma proposta

** Região de atuação: SP - capital.
* Campo obrigatório

2ª VIA DE BOLETO CONDOMÍNIO

2ª VIA DE BOLETO ALUGUEL