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Seis atitudes criativas para reduzir a inadimplĂȘncia nos condomĂ­nios

  • Administração Condominial, SĂ­ndicos
  • julho 25, 2017
InadimplĂȘncia nos condomĂ­nios
VisualizaçÔes do post: 2.558

SĂ­ndicos e administradoras de condomĂ­nios sabem muito bem como Ă© enfrentar o fantasma da inadimplĂȘncia nos condomĂ­nios. Esse Ă© um problema muito sĂ©rio que penaliza aqueles que pagam suas cotas em dia, gerando uma insatisfação generalizada entre os moradores que cumprem suas obrigaçÔes.

Embora os maus pagadores representem cerca de 5% do total dos condĂŽminos, esse Ă© um problema cuja solução depende de muita criatividade para ser minimizado – apesar de existirem muitos meios legais para isso.

Por exemplo, uma das medidas legais mais conhecidas no mercado Ă© a aplicação de multa de 2% e juros de atĂ© 1% ao mĂȘs, ou conforme a convenção determinar.

É o que prega o artigo 1.348 do Novo Código Civil: “É função do síndico:

VII – cobrar dos condĂŽminos as suas contribuiçÔes, bem como impor e cobrar as multas devidas”.

HĂĄ ainda a possibilidade do protesto, que tem como objetivo recuperar os valores nĂŁo pagos pelos condĂŽminos.

No entanto, existem formas criativas que podem ser bastante eficazes para diminuir o nĂșmero de atrasos e de calotes. Quer ver as sugestĂ”es?

1 – Ofereça comodidade para a realização do pagamento

Quanto mais facilidades o condÎmino tiver para realizar o pagamento, menos desculpas ele terå para deixar de pagar sua cota. Por isso, uma boa opção é o Débito Direto Autorizado (DDA), que consiste em um tipo de pagamento automåtico.

Para realizå-lo, o morador deve se cadastrar no banco de recebimento e a administradora se encarrega de enviar os dados para a instituição financeira.

Outra medida que pode parecer Ăłbvia, mas que funciona muito bem Ă© o serviço de emissĂŁo de segunda via de boletos pelo site da empresa de administração condominial. Muitos condĂŽminos perdem o documento e encontram dificuldades para recebĂȘ-lo com os valores atualizados.

Quando o site da administradora de condomĂ­nios oferece esse tipo de facilidade, hĂĄ mais chances de o condĂŽmino pagar seu boleto em dia.

Vale lembrar ainda que em um mundo altamente conectado, as pessoas evitam gastar créditos de ligaçÔes telefÎnicas para resolver problemas como esse. Daí a importùncia de um site amigåvel e sem burocracia para esse tipo de questão.

 

2 – EmissĂŁo de boletos com considerĂĄvel antecedĂȘncia evita a inadimplĂȘncia nos condomĂ­nios?

O morador precisa de prazo para se organizar e pagar sua cota. Quanto antes ele recebe o boleto, mais rĂĄpido ele poderĂĄ pagĂĄ-lo ou programar o pagamento pela internet. O recomendado Ă© que o tĂ­tulo seja enviado dez dias antes do vencimento.

 

3 – PlantĂŁo para pagamento

Se o Ă­ndice de inadimplĂȘncia nos condomĂ­nios estĂĄ superior ao esperado, que Ă© de 5%, o sĂ­ndico pode solicitar Ă  administradora um plantĂŁo com um funcionĂĄrio para que os moradores possam negociar e quitar seus dĂ©bitos. Mas vale lembrar que caso seja oferecido algum tipo de benefĂ­cio, como parcelamento da dĂ­vida, o mesmo deve ter sido aprovado em assembleia.

O plantão de pagamento é uma boa ferramenta para ser utilizada no final do ano, quando os moradores recebem seu décimo terceiro salårio e pode se organizar para pagar os valores em atraso.

4 – Agilidade na cobrança

Logo após o vencimento da taxa, a administradora condominial deve enviar uma carta amigåvel, jå com o boleto para pagamento. Essa é uma forma de fazer com que aqueles que se esqueceram do pagamento consigam efetuå-lo o mais råpido possível. Quando o segundo boleto vencer, a empresa pode enviar outra carta, dessa vez explicitando o referido débito em aberto.

Outra medida interessante para reduzir a inadimplĂȘncia nos condomĂ­nios Ă© a cobrança telefĂŽnica. Existem hoje administradoras de condomĂ­nios que oferecem esse serviço, com cobrança Ă  parte. O sĂ­ndico pode ainda optar por empresas especializadas em cobranças por telefone.

O ideal é não deixar passar muito tempo para cobrar o condÎmino, pois os juros e as correçÔes podem desmotiva-lo e leva-lo a atrasar os próximos boletos.

 

5 – Síndico com habilidade de diálogo

Em qualquer situação onde haja negociação, a habilidade de dialogar é fundamental. No caso do condomínio, espera-se que o síndico tenha jogo de cintura e saiba conduzir a conversa para acordos amigåveis.  Por isso, se o devedor inadimplente då abertura, vale a pena dialogar de uma maneira informal.

 

6 – Campanha para conscientização dos moradores

Os condĂŽminos precisam compreender como funciona a parte financeira do condomĂ­nio. Sendo assim, Ă© interessante investir em campanhas periĂłdicas para salientar o que Ă© a taxa condominial, do que Ă© composta e como Ă© utilizada.

AlĂ©m disso, Ă© fundamental mostrar o impacto da inadimplĂȘncia nas contas do condomĂ­nio. Uma boa ideia Ă© descrever os projetos que nĂŁo sairĂŁo do papel por causa de pagamentos pendentes, alĂ©m de apontar que os vizinhos que pagam arcam com os prejuĂ­zos causados pelos atrasos dos outros.

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