SĂndicos e administradoras de condomĂnios sabem muito bem como Ă© enfrentar o fantasma da inadimplĂȘncia nos condomĂnios. Esse Ă© um problema muito sĂ©rio que penaliza aqueles que pagam suas cotas em dia, gerando uma insatisfação generalizada entre os moradores que cumprem suas obrigaçÔes.
Embora os maus pagadores representem cerca de 5% do total dos condĂŽminos, esse Ă© um problema cuja solução depende de muita criatividade para ser minimizado â apesar de existirem muitos meios legais para isso.
Por exemplo, uma das medidas legais mais conhecidas no mercado Ă© a aplicação de multa de 2% e juros de atĂ© 1% ao mĂȘs, ou conforme a convenção determinar.
Ă o que prega o artigo 1.348 do Novo CĂłdigo Civil: âĂ função do sĂndico:
VII – cobrar dos condĂŽminos as suas contribuiçÔes, bem como impor e cobrar as multas devidasâ.
HĂĄ ainda a possibilidade do protesto, que tem como objetivo recuperar os valores nĂŁo pagos pelos condĂŽminos.
No entanto, existem formas criativas que podem ser bastante eficazes para diminuir o nĂșmero de atrasos e de calotes. Quer ver as sugestĂ”es?
1 â Ofereça comodidade para a realização do pagamento
Quanto mais facilidades o condÎmino tiver para realizar o pagamento, menos desculpas ele terå para deixar de pagar sua cota. Por isso, uma boa opção é o Débito Direto Autorizado (DDA), que consiste em um tipo de pagamento automåtico.
Para realizå-lo, o morador deve se cadastrar no banco de recebimento e a administradora se encarrega de enviar os dados para a instituição financeira.
Outra medida que pode parecer Ăłbvia, mas que funciona muito bem Ă© o serviço de emissĂŁo de segunda via de boletos pelo site da empresa de administração condominial. Muitos condĂŽminos perdem o documento e encontram dificuldades para recebĂȘ-lo com os valores atualizados.
Quando o site da administradora de condomĂnios oferece esse tipo de facilidade, hĂĄ mais chances de o condĂŽmino pagar seu boleto em dia.
Vale lembrar ainda que em um mundo altamente conectado, as pessoas evitam gastar créditos de ligaçÔes telefÎnicas para resolver problemas como esse. Daà a importùncia de um site amigåvel e sem burocracia para esse tipo de questão.
2 â EmissĂŁo de boletos com considerĂĄvel antecedĂȘncia evita a inadimplĂȘncia nos condomĂnios?
O morador precisa de prazo para se organizar e pagar sua cota. Quanto antes ele recebe o boleto, mais rĂĄpido ele poderĂĄ pagĂĄ-lo ou programar o pagamento pela internet. O recomendado Ă© que o tĂtulo seja enviado dez dias antes do vencimento.
3 – PlantĂŁo para pagamento
Se o Ăndice de inadimplĂȘncia nos condomĂnios estĂĄ superior ao esperado, que Ă© de 5%, o sĂndico pode solicitar Ă administradora um plantĂŁo com um funcionĂĄrio para que os moradores possam negociar e quitar seus dĂ©bitos. Mas vale lembrar que caso seja oferecido algum tipo de benefĂcio, como parcelamento da dĂvida, o mesmo deve ter sido aprovado em assembleia.
O plantão de pagamento é uma boa ferramenta para ser utilizada no final do ano, quando os moradores recebem seu décimo terceiro salårio e pode se organizar para pagar os valores em atraso.
4 â Agilidade na cobrança
Logo apĂłs o vencimento da taxa, a administradora condominial deve enviar uma carta amigĂĄvel, jĂĄ com o boleto para pagamento. Essa Ă© uma forma de fazer com que aqueles que se esqueceram do pagamento consigam efetuĂĄ-lo o mais rĂĄpido possĂvel. Quando o segundo boleto vencer, a empresa pode enviar outra carta, dessa vez explicitando o referido dĂ©bito em aberto.
Outra medida interessante para reduzir a inadimplĂȘncia nos condomĂnios Ă© a cobrança telefĂŽnica. Existem hoje administradoras de condomĂnios que oferecem esse serviço, com cobrança Ă parte. O sĂndico pode ainda optar por empresas especializadas em cobranças por telefone.
O ideal é não deixar passar muito tempo para cobrar o condÎmino, pois os juros e as correçÔes podem desmotiva-lo e leva-lo a atrasar os próximos boletos.
5 â SĂndico com habilidade de diĂĄlogo
Em qualquer situação onde haja negociação, a habilidade de dialogar Ă© fundamental. No caso do condomĂnio, espera-se que o sĂndico tenha jogo de cintura e saiba conduzir a conversa para acordos amigĂĄveis. Por isso, se o devedor inadimplente dĂĄ abertura, vale a pena dialogar de uma maneira informal.
6 â Campanha para conscientização dos moradores
Os condĂŽminos precisam compreender como funciona a parte financeira do condomĂnio. Sendo assim, Ă© interessante investir em campanhas periĂłdicas para salientar o que Ă© a taxa condominial, do que Ă© composta e como Ă© utilizada.
AlĂ©m disso, Ă© fundamental mostrar o impacto da inadimplĂȘncia nas contas do condomĂnio. Uma boa ideia Ă© descrever os projetos que nĂŁo sairĂŁo do papel por causa de pagamentos pendentes, alĂ©m de apontar que os vizinhos que pagam arcam com os prejuĂzos causados pelos atrasos dos outros.
Procurando por uma administradora de condomĂnios em SĂŁo Paulo?
Conte com a Habitacional como a sua parceira na gestĂŁo condominial. Temos a experiĂȘncia de mais de 50 anos atuando no mercado. PossuĂmos certificaçÔes ISO9001 selo do PROAD.
Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente administração condominial.
Atuamos como administradora de condomĂnios em sp e atendemos as principais regiĂ”es. Se vocĂȘ procura na internet por: administradora de condomĂnios em sp centro, administradora de condomĂnios em sp zona sul ou administradora de condomĂnios em sp zona oeste, conte com a Habitacional.
Sua melhor parceira para uma gestĂŁo eficiente no seu condomĂnio.