Limpeza do condomínio: qual o seu papel no enfrentamento da Covid-19?

Na guerra contra o coronavírus, a limpeza do condomínio tem papel fundamental. Veja o que fazer para garantir sua eficiência!

Enquanto não vencemos a guerra contra o novo coronavírus, a luta para evitar a contaminação deve ser a palavra de ordem por todos. São várias as frentes de batalhas – e uma das principais é a limpeza do condomínio.

As áreas comuns, por exemplo, reúnem alguns dos maiores pontos de contaminação, cuja limpeza merece atenção especial dos responsáveis pela gestão do condomínio.

Por outro lado, os moradores também têm papel fundamental através da adoção de hábitos que podem influenciar na saúde de todos.

Conheça as ações de limpeza e organização do condomínio que podem ajudar a mitigar os efeitos da pandemia e a torná-lo um ambiente mais seguro para moradores, síndicos e funcionários.

Limpeza do condomínio deve priorizar principais pontos de contaminação

Por mais que os moradores tenham consciência da necessidade de isolamento social contra a pandemia do coronavírus, há muitos ambientes que precisam ser compartilhados dentro de um condomínio. Por isso, a adoção de ações extras para a desinfecção das áreas comuns é fundamental.

O síndico deve garantir boas práticas de limpeza do condomínio em todos os edifícios, com atenção prioritária para os principais pontos de contaminação.

As superfícies que mais são tocadas devem ter a frequência de limpeza otimizada:

  • Corrimãos;
  • Puxadores e botões dos elevadores;
  • Bebedouros;
  • Maçanetas;
  • Interruptores de luz;
  • Banheiros e alça de lixeiras, entre outros.

Nesses locais, o ideal é disponibilizar álcool gel para que cada pessoa faça sua higienização pessoal, antes e depois de tocar nos acessórios.

As áreas de lazer – playgrounds, brinquedos, bancos de jardim, pergolados, áreas gourmet e de churrasqueira, piscina, sauna, salão de festas, etc – devem ficar fechadas permanentemente ou até segunda ordem das autoridades de saúde.

Veja como fazer a limpeza dos elevadores

Como são de uso comum, com ambiente enclausurado e sem ventilação, os elevadores merecem atenção especial na limpeza do condomínio.

A limpeza deve ser feita com água morna e detergente neutro, diariamente e, de preferência, em horário de menor movimento ou com a interdição da unidade.

Os espelhos dos elevadores, por sua vez, devem ser limpos com um pano limpo e seco para remoção de toda a poeira. Depois deve ser higienizado com um pano umedecido com borrifador com álcool 70% ou água morna e detergente neutro.

O mesmo procedimento deve ser feito nas paredes dos elevadores, porém nunca com a aplicação dos líquidos diretamente na superfície ou com pano encharcado, evitando danos à parte elétrica.

Moradores também devem fazer sua parte

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o isolamento social é fundamental para minimizar os riscos da pandemia da Covid-19, mas apenas a quarentena não é o suficiente para evitar o contágio.

Segundo o órgão, a medida controla o problema, mas não é uma solução. Por isso, para suprimir o contágio as medidas de saúde pública são essenciais.

Os moradores, por sua vez, também devem tomar ações de limpeza no condomínio. É muito importante, por sua vez, restringir ao máximo a circulação das áreas comuns, e, quando o fizer, estar com máscara e as mãos higienizadas com álcool gel.

Por outro lado, a orientação dos especialistas é que qualquer estado gripal, ainda que em fase inicial, seja comunicada ao síndico de forma confidencial.

Essa medida é necessária porque a baixa imunidade ocasionada pela gripe comum predispõe o organismo à infecção pelo coronavírus.

Já os resultados positivos para a Covid-19 devem ser imediatamente comunicados ao síndico e aos demais moradores. A transparência das informações também é considerada uma medida sanitária relevante.

Os moradores também devem evitar fazer e receber visitas, mesmo que seja de vizinhos, e usar preferencialmente as escadas, evitando encostar nos corrimãos sempre que possível.

O ideal é evitar o uso do elevador, mas quando não for possível a orientação da OMS é que as famílias circulem sozinhas nesses recintos.

Uma boa ideia é a colocação de avisos sobre a importância do acesso restrito aos elevadores, sempre pedindo paciência e bom senso, sem constrangimento nem preconceito, lembrando que a solidariedade e a união são essenciais para a superação da crise na pandemia.

Sanitização potencializa ações de limpeza

Várias cidades têm realizado a sanitização das vias públicas, uma forma eficiente e direcionada de eliminação do coronavírus com produtos específicos.

A medida também é uma boa opção para complementar as ações de limpeza do condomínio. A sanitização é um conjunto de procedimentos sanitários que culminam em um nível seguro de higienização. Assim, eliminando até 99% de microrganismos prejudiciais à saúde, entre eles o coronavírus.

Dicas e orientações para os síndicos

Opte pelo digital em vez do presencial

  • Não convoque reuniões e troque a assembleia presencial pela assembleia digital, fortalecendo as medidas de isolamento social;
  • Aumente a eficiência dos procedimentos de limpeza do condomínio evitando situações de aglomeração;
  • Mesmo fechadas, áreas de lazer e de confraternização devem ser limpas regularmente.

Cuidado com o lixo

  • De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a quarentena deve gerar um aumento de até 25% na quantidade de lixo em cada unidade;
  • Para evitar a transmissão do vírus, peça aos moradores que fechem bem os sacos e oriente a equipe de limpeza para o uso obrigatório de luvas.

Adote ações que potencializam a limpeza do condomínio:

  • Incentive o uso de máscara e álcool gel nas áreas comuns, tanto entre funcionários quanto moradores de todas as idades. Não esqueça de dar o exemplo;
  • Monte um fluxo de atendimento às entregas, para que o contato corporal na portaria entre as partes seja o menor possível;
  • Faça a sanitização das áreas comuns para potencializar as medidas de enfrentamento da Covid-19 através da limpeza do condomínio.

Gostou do conteúdo de hoje sobre a importância da limpeza em condomínios durante a pandemia de Covid-19? Compartilhe a sua opinião nos comentários abaixo e não deixe de ler o nosso conteúdo sobre a importância da assembleia digital em tempos de novo coronavírus!

Deixe seu comentário

Fique por dentro

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades.

Scroll Up

2ª VIA DE BOLETO

Selecione abaixo seu boleto

logotipo sob-medida

Por que gastar mais com serviços que você não usa?
A HABITACIONAL possui um pacote feito SOB MEDIDA para se condomínio.

Solicite uma proposta

** Região de atuação: SP - capital.
* Campo obrigatório

2ª VIA DE BOLETO CONDOMÍNIO

2ª VIA DE BOLETO ALUGUEL