segurança-no-condomínio-habitacional-administradora-de-condomínios-comerciais-residenciais

Nem só da portaria, nem só do síndico: a segurança no condomínio é uma obrigação de todos. Conheça as dicas dos especialistas e faça você também a sua parte!

A violência urbana não sai das manchetes há anos, mas a maioria das pessoas tende a pensar que a segurança no condomínio é perfeita. Só que não é bem assim. Ela até poderia ser: se todos, moradores e colaboradores seguissem à risca algumas regrinhas básicas.

Só que, com o tempo, a tendência é haver um certo relaxamento dessas normas de segurança. Por outro lado, a verdade é que algumas pessoas nem as levam muito a sério. Assim, delegando obrigações que também são suas para funcionários e síndicos.

Os resultados são surpresas desagradáveis, que acabam expondo a fragilidade de um sistema que já nasce falho pela simples falta de engajamento.

Por isso, é importante passar e repassar as orientações de especialistas, como a Suat, empresa de segurança voltada exclusivamente para Consultoria Empresarial e Condominial, há 21 anos no mercado e parceira da Habitacional Administradora de Condomínios.

Veja quais são e entenda o motivo pelo qual a segurança no condomínio é uma obrigação de todos.

Segurança no condomínio é responsabilidade de todos

Não adiantam sistemas extremamente modernos, portaria remota ou funcionários orgânicos super bem treinados. Se cada um não fizer a sua parte, sempre haverá falhas a serem exploradas pelas pessoas má intencionadas. Por isso, é importante compreender que a segurança no condomínio começa com atitudes individuais.

Adote um comportamento preventivo

A violência é como qualquer doença: a prevenção é o melhor remédio. Por isso, o comportamento preventivo deve ser adotado por moradores, funcionários e também pelo síndico.

Afinal, são atitudes que nem dão muito trabalho. Ao entrar e sair do condomínio, verifique a presença de estranhos nas imediações e veículos desconhecidos próximos aos portões.

Da mesma forma, preste atenção à postura dos funcionários da guarita e evite entrar ou sair se houver alguma situação inusitada. Ele pode estar sendo rendido por um bandido. Assim, se desconfiar de alguma atitude, não entre e comunique ao síndico o que está vendo.

Não acione os portões automáticos a longa distância e, depois de passar, certifique-se que estão bem fechados. Se perder as chaves ou o controle remoto, comunique imediatamente ao síndico.

Reforce a segurança no condomínio, a partir do seu próprio apartamento, com alarmes, trancas e fechaduras reforçadas. Se perder as chaves da sua unidade, não faça outra cópia: troque o segredo.

Não se despeça de suas visitas na portaria, nem divulgue uma senha de segurança. Mantenha códigos de entrada e emergência apenas com pessoas da família e, no máximo, com um vizinho mais próximo.

Funcionários não devem nunca, sob nenhuma hipótese, comentar sobre os hábitos dos moradores. Esses, por sua vez, devem manter relações cordiais com os colaboradores, mas sem excessos de intimidade ou conversas alongadas.

Portaria bem orientada é portaria segura

Funcionários da portaria devem receber treinamento sobre as normas de segurança no condomínio e reciclagem regularmente. Cabe ao síndico prover cursos, palestras e encontros com especialistas periodicamente.

Toda a equipe das portarias e áreas comuns devem estar a par de todas as regras de segurança. Dessa forma é mais fácil coordenar ações em caso de emergência.

Entregadores jamais devem entrar nas dependências do condomínio. Todas as encomendas devem ser entregues por um passa volumes localizado em local estratégico.

Da mesma forma, é muito importante para a segurança no condomínio que todos os carros e pessoas sejam devidamente identificados. Qualquer visitante, por mais conhecido que seja, só deve entrar após ser devidamente autorizado pelo morador e ter seus dados registrados na portaria.

Prestadores de serviço também só devem entrar se estiverem identificados com o crachá da empresa à qual pertencem e com alguma forma de identificação própria do condomínio.

Como agir em casos de invasão

A segurança em condomínio também deve prever casos de invasão. O síndico deve criar protocolos de proteção orientando a ação de colaboradores e moradores nesses casos.

Portas e portões devem ser mantidos fechados mesmo sob ameaça de desconhecidos. A Polícia Militar deve ser acionada imediatamente, assim como a empresa de segurança contratada e/ou o botão de pânico.

Nesses casos, moradores e demais funcionários devem ser avisados para não entrarem, saírem ou abrirem portas durante o desenrolar dos fatos. Da mesma forma, nenhuma pessoa estranha deve ter acesso ao local.

É muito importante também que todos os fatos sejam reportados à polícia, preferencialmente na ordem dos acontecimentos. Assim será mais fácil identificar os bandidos e tomar as medidas cabíveis.

Resumindo: Se cada um fizer a sua parte, a segurança no condomínio será realmente eficiente, evitando problemas cuja gravidade é impossível de prever.

Essas são apenas algumas das dicas mais importantes, mas você pode saber muito mais baixando gratuitamente nosso e-book Segurança em condomínio: uma preocupação de todos!

Procurando por uma administradora de condomínios em sp?

Conte com a Habitacional como a sua parceira na gestão do seu condomínio. Temos a experiência de mais de 50 anos atuando no mercado. Possuímos certificações ISO9001 selo do PROAD.

Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente administração condominial.

Atuamos como administradora de condomínios em sp e atendemos as principais regiões. Se você procura na internet por: administradora de condomínios em sp centro, administradora de condomínios em sp zona sul ou administradora de condomínios em sp zona oeste, conte com a Habitacional.

Sua melhor parceira para uma gestão eficiente no seu condomínio.

Deixe seu comentário

Fique por dentro

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades.

Scroll Up

2ª VIA DE BOLETO

Selecione abaixo seu boleto

logotipo sob-medida

Por que gastar mais com serviços que você não usa?
A HABITACIONAL possui um pacote feito SOB MEDIDA para se condomínio.

Solicite uma proposta

** Região de atuação: SP - capital.
* Campo obrigatório

2ª VIA DE BOLETO CONDOMÍNIO

2ª VIA DE BOLETO ALUGUEL