sindico-e-administradora-condomínios-parceria-certo

A administração de condomínio é uma atividade que exige muita responsabilidade e habilidade para lidar com os desafios no dia a dia. Por isso, é de extrema importância que haja um bom relacionamento entre síndico e administradora de condomínios para uma gestão do condomínio de maneira eficiente.

E para construir essa relação, duradoura e apoiada em resultados efetivos, é necessário parceria entre ele e a administradora de condomínios.

Atualmente, uma das maiores dificuldades tem sido conciliar o tempo disponível do síndico com a demanda de atividades existentes. Além do que, o morador que assumir este posto, precisará de tempo para adquirir conhecimentos tão diversos relacionados à gestão condominial.

Como fazer essa parceria dar certo?

A figura da empresa de administração, vem para colaborar e facilitar o desenvolvimento de uma boa administração condominial. Principalmente quando se estabelece uma parceria com o síndico baseada na divisão equilibrada das atribuições e comunicação eficiente.

Portanto, é importante criar um canal de comunicação direto, transparente, ágil e sem ruídos. De modo que seja possível o entendimento claro e as ações sejam tomadas de forma rápida.

Além disso, existe um ponto que fará toda a diferença e permitirá que o trabalho entre síndico e administradora de condomínios seja bem-sucedido. O trabalho em equipe!

Desafios do síndico e administradora de condomínios

Hoje, muitos condomínios já se comparam a médias e até grandes empresas. Com inúmeras obrigações fiscais, trabalhistas, contábeis e tributárias a serem cumpridas.

Além disso há normatizações em relação à legislação, obrigatoriedade de seguros e aprovação de projetos de reformas.

Pode-se ver que há muitas responsabilidades e trabalho. Além de cumprir toda a legislação, é preciso garantir que as normas da convenção e o regimento interno sejam seguidos pelos moradores.

Em outras palavras, assegurar o correto funcionamento do condomínio, bem como a harmonia e boa convivência entre os condôminos. Controlar a inadimplência e reduzir os custos sem comprometer a qualidade dos serviços ou a segurança da edificação.

Dessa forma, se torna fundamental que o síndico e administradora de condomínios trabalhem em conjunto para manter a cota condominial com valor adequado ao perfil do condomínio. E, ao mesmo tempo, garantir a sua saúde financeira.

Como a empresa de gestão de condomínios pode ajudar o Síndico?

Uma empresa de administração de condomínios preparada e comprometida, como a Habitacional, auxilia muito o síndico durante o seu exercício.

Através dos serviços prestados, nas várias questões operacionais e administrativas do dia a dia de um condomínio e, principalmente, na disponibilização de ferramentas de controle e acompanhamento para melhorar a tomada de decisão pelo Síndico .

A função do síndico, envolve diariamente uma série de tarefas com questões relacionadas a pessoas, processos e leis.

Para estas, nem sempre há receita de solução pronta. Cada condomínio tem regras específicas e necessidades diferentes.

A administradora possui experiência e profissionais capazes de lidar com a complexidade das atividades. Além disso, divide responsabilidades e soma esforços para resultados melhores.

Ela vem para apoiar o síndico na operacionalização da administração do condomínio. Em outras palavras, o síndico e administradora de condomínios podem juntos melhorar o dia a dia da convivência em condomínio.

Atividades que uma administradora de condomínio pode auxiliar na gestão do Síndico

Dentre várias atividades e atuação da empresa de gestão de condomínios, podemos destacar algumas na operacionalização de atividades. Por exemplo:

  • Administrativa: cadastros, documentos, atendimento, emissão de cartas e convocações, organização assembleias;
  • Financeira: previsões, contabilização, tributação;
  • RH: processos que envolvem a equipe de funcionários próprios do Condomínio. Por exemplo, seleção, contratação, desligamento, folha de pagamento;
  • Assessoria jurídicas: atualização sobre normas jurídicas e tributárias, que envolvem legislação;

Uma administradora de condomínio altamente capacitada pode auxiliar na apresentação de análises e estudos mais elaborados. Além disso, contribuir e dar suporte ao síndico para a tomada de decisão.

Ela pode avaliar previamente alternativas com base em dados históricos. Por exemplo: redução de custos no consumo de água ou energia.

A empresa de administração condominial não elimina a função do Síndico!

Esse é um ponto importante. Vale destacar que a administradora sempre se reportará ao síndico. Da mesma forma, os condôminos também. Ou seja, eles não podem interferir ou dar ordens diretamente para a administradora.

O síndico é o responsável legal pelas providências ou sugestões apresentadas por condôminos e moradores junto à Administradora. Inclusive, com o propósito de evitar que se transgridam suas atribuições legais.

Havendo sinergia entre o síndico e a administradora de condomínios, haverá por consequência um alinhamento no fluxo de comunicação com os condôminos.

Qual o resultado da parceria entre Síndico e Administradora de Condomínios?

Cada tipo de condomínio exige uma gestão adequada às suas características. Desse modo, a função da administradora é auxiliar o síndico a identificar e aplicar as melhores práticas.

Como resultado, o condomínio terá performance desejada e equilíbrio entre gestão financeira e demandas operacionais.

Quando bem realizado, o trabalho entre o síndico e administradora de condomínios produz resultados significativos.

Por exemplo:

– Satisfação dos condôminos;

– Adequação das taxas condominiais;

– Manutenções prediais em dia;

– Documentação, laudos e autorizações validados;

– Redução de gastos;

– Folha de pagamento dos funcionários em dia;

– Assim como, taxas, impostos e contribuições;

– e valorização patrimonial do condomínio;

Se você é síndico e está buscando por uma administradora que seja sua parceira, que lhe ajude a alcançar resultados eficientes, conte com a Habitacional.

Entre em contato com um de nossos especialistas e descubra como podemos lhe ajudar a desempenhar a melhor administração condominial para o seu condomínio.

 

Procurando por uma administradora de condomínios em sp?

Conte com a Habitacional como a sua parceira na gestão do seu condomínio. Temos a experiência de mais de 50 anos atuando no mercado. Possuímos certificações ISO9001 selo do PROAD.

Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente administração condominial.

Atuamos como administradora de condomínios em sp e atendemos as principais regiões. Se você procura na internet por: administradora de condomínios em sp centro, administradora de condomínios em sp zona sul ou administradora de condomínios em sp zona oeste, conte com a Habitacional.

Sua melhor parceira para uma gestão condominial eficiente.

Deixe seu comentário

Fique por dentro

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades.

Scroll Up

2ª VIA DE BOLETO

Selecione abaixo seu boleto

logotipo sob-medida

Por que gastar mais com serviços que você não usa?
A HABITACIONAL possui um pacote feito SOB MEDIDA para se condomínio.

Solicite uma proposta

** Região de atuação: SP - capital.
* Campo obrigatório

2ª VIA DE BOLETO CONDOMÍNIO

2ª VIA DE BOLETO ALUGUEL