Valorização do condomínio

Veja como criar ações de valorização do condomínio, melhorar a experiência de moradia e também agregar valor às unidades! Não perca!

O assunto é recorrente, afinal, quem não quer ver seu apartamento mais valorizado? A questão é que, por mais que cada morador procure preservar seu imóvel, se não houver a valorização do condomínio os esforços podem ser em vão.

Nesse sentido, dar a atenção devida às áreas comuns é importante para valorizar as unidades. É a velha história de cuidar do todo para que as partes também sejam beneficiadas.

Hoje, as áreas de convivência são um diferencial cada vez mais valorizado na hora da escolha do imóvel. Segurança, praticidade, conforto e comodidade são apenas algumas das vantagens que atraem compradores e inquilinos.

No entanto, não basta que eles existam, esses espaços precisam ser tratados estrategicamente.

Há pelo menos 7 dicas básicas para que uma boa administração de condomínio consiga resultados bastante positivos. Veja quais são e por que um síndico morador ou síndico profissional devem investir nesses aspectos.

1. Faça da manutenção a base para a valorização do condomínio

Uma boa administradora de condomínios sabe que para ser eficiente a manutenção precisa ter um bom planejamento.

No entanto, não basta o síndico cumprir um cronograma, é preciso também treinar a equipe para a identificar e eliminar precocemente os problemas, evitando que aumentem.

É muito importante que tudo esteja em bom estado, das áreas de entretenimento ao piso dos espaços comuns e ao funcionamento de portas, banheiros e elevadores, por exemplo.

2. Finanças: mantenha as contas em dia

Quando as finanças não vão bem na gestão de um condomínio, os prejuízos se acumulam. Evite juros, multas e processos mantendo as contas em dia.

O bom administrador de condomínio sabe manter um fundo de reserva para imprevistos e considerar a terceirização como uma escolha tática para algumas áreas, como a portaria e o financeiro.

3. Promova uma renovação periódica

A revitalização é fundamental para a valorização do condomínio.

É importante que ela aconteça em todas as áreas: da modernização da fachada à decoração das áreas comuns e às ofertas de serviços (hortas, lavanderia, oficinas, aulas, reaproveitamento dos espaços ociosos, jardins etc).

O síndico deve ficar atento também para sistemas com tecnologia ultrapassada: seja no sistema de comunicação interna, na TV a cabo ou na internet, por exemplo.

Quanto mais moderno e alinhado com as novas tendências, maior será a valorização do condomínio.

4. Crie projetos sustentáveis para agregar valor ao condomínio

Projetos diferenciados de sustentabilidade podem ser implantados facilmente, agregando mais valor ao condomínio e contribuindo para a redução de gastos mensais. Conheça alguns deles:

  • Colocação de cisternas para reaproveitamento de água da chuva para regar plantas e lavar calçadas;
  • Criação de campanhas da importância na conscientização do cuidado com o meio ambiente;
  • Projetos de energia solar;
  • Gestão de resíduos
  • Geradores a gás
  • Parquinho e brinquedos com objetos reciclados;
  • Criação de horta orgânica comunitária;

5. Faça da economia uma questão de estratégia

Um condomínio econômico não é aquele que não gasta. Muito pelo contrário. É aquele que sabe como utilizar seus recursos e adota ações inteligentes que possam gerar renda e reduzir custos, otimizando seu orçamento.

Entre as medidas econômicas que contribuem para a valorização do condomínio estão a terceirização de serviços, a adoção de práticas sustentáveis, o bom planejamento financeiro, investimento em tecnologia que reduz retrabalho ou falhas humanas, cronograma de manutenções, treinamento de equipe e automação do sistema financeiro, por exemplo.

6. Crie condições de acessibilidade

O condomínio não é do síndico, da administradora de condomínios, do zelador, de um ou de dois moradores, ele é de todos. Como em uma pequena cidade, é preciso ações de inclusão social para que todos os moradores possam usufruir com os mesmos direitos – e deveres, claro.

Nesse contexto, são incluídas as condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Só na cidade de São Paulo, para se ter ideia, são 3 milhões delas.

A ideia é adotar um plano de acessibilidade. No entanto, as adaptações nos condomínios antigos devem ser feitas por meio de análise técnica sobre quais as obras viáveis e que não atinjam a parte estrutural dos edifícios.

Sendo assim, a prioridade deve ser a criação de rampas ou a substituição de escadas por rampas de acesso às áreas comuns, entre elas a entrada, área da piscina, salão de jogos e de festas etc. Essas obras são consideradas mais fáceis e de menor custo, mas têm um bom impacto na garantia de cidadania.

7. Invista na segurança

Segurança não é gasto, é investimento prioritário. Um condomínio que não preza pela integridade dos moradores não tem suas unidades valorizadas.

Teste regularmente o sistema em uso, pesquise upgrades, verifique o funcionamento dos equipamentos, inteire-se sobre as novidades da área, invista em treinamento e capacitação da equipe, terceirize e instale uma portaria remota, por exemplo.

Todas as providências que impeçam o acesso de pessoas estranhas devem ser tomadas, inclusive com palestras de conscientização e treinamento também para os moradores.

Com essas 7 dicas o síndico vai garantir a valorização do condomínio, de forma que os imóveis também ganhem mais valor agregado e os moradores tenham uma experiência de moradia segura e completa.

Pronto para começar a trabalhar na valorização do condomínio? Tem alguma outra dica para compartilhar conosco? Que tal deixar o seu comentário no campo abaixo! 

Procurando por uma administradora de condomínios em São Paulo?

Conte com a Habitacional como a sua melhor parceira para uma gestão condominial de excelência. Temos a experiência de mais de 50 anos atuando no mercado. Possuímos certificações ISO9001 selo do PROAD.

Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente administração condominial.

Atuamos como administradora de condomínios em São Paulo e atendemos as principais regiões. Se você procura na internet por: administradora de condomínios em sp centro, administradora de condomínios em sp zona sul ou administradora de condomínios em sp zona oeste, conte com a Habitacional.

Sua melhor parceira para uma gestão eficiente no seu condomínio.

Deixe seu comentário

Fique por dentro

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades.

Scroll Up

2ª VIA DE BOLETO

Selecione abaixo seu boleto

Cadastra-se

Selecione abaixo o tipo de cadastro

Esqueci minha senha

Selecione abaixo o tipo de senha

logotipo sob-medida

Por que gastar mais com serviços que você não usa?
A HABITACIONAL possui um pacote feito SOB MEDIDA para seu condomínio.

Solicite uma proposta

** Região de atuação: SP - capital.
* Campo obrigatório