golpe-boleto-falso

O que não faltam no mundo são espertos que criam, a cada dia, novas formas de aplicar golpes – usando até a tecnologia. Não seja você mais um a cair no golpe do boleto falso. Fique atento e conheça as dicas para não ser prejudicado.

Neste espaço procuramos sempre alertar condôminos e síndicos sobre o dia a dia da administração de condomínios. Procuramos trazer dicas interessantes dos mais diversos temas.

Mas este blog também tem uma importante função: alertar sobre riscos e perigos aos quais condomínios, síndicos e moradores estão sujeitos.

Recentemente, falamos sobre como a tecnologia pode ser usada para o bem e para o mal e de golpes que existem no mundo da locação. Mas existe um golpe que tem crescido muito nos últimos tempos: o boleto falso.

O golpe do boleto falso pode ser fisicamente, no recebimento de boletos impressos, ou eletronicamente. O boleto, ainda é uma das formas mais comuns de pagamento no Brasil. Até, por isso, uma porta de entrada de muitos estelionatários.

A Habitacional possui profissionais e setor que cuidam especificamente das contas dos condomínios e que estão aptos a prestarem toda orientação necessária. Na dúvida, pare e somente faça a operação depois de confirmar os dados de segurança necessários.

Tantos são os cuidados com esse tipo de pagamento (e os próprios riscos que ele pode acarretar), que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), orienta em seu portal, como proceder para reconhecer se um boleto é real. Uma das dicas é “Ao pagar um boleto de cobrança, verifique sempre se os dados do ‘Beneficiário’ são de quem lhe vendeu o produto ou serviço. Verifique sempre se o logotipo impresso no corpo do boleto de cobrança corresponde ao código do banco que consta no início da linha digitável”.

No caso específico de condomínios como acontece o golpe do boleto falso?

Principalmente, recebendo e pagando boletos de entidades que não existem. A AABIC e o Secovi-SP sempre recomendam cuidados com relação a isso. Se aparecer algum boleto, que não seja de entidades e instituições às quais o condomínio não é filiado, duvide.

Na  Habitacional você tem a sua disposição todas as facilidades para esclarecer suas dúvidas e profissionais especializados para atendê-lo.

Boletos falsos, com entidades fantasmas, é um golpe mais comum do que se pensa. Até mesmo em nome do próprio condomínio. Compare o boleto que recebeu com outros meses, no caso de boletos da cota condominial. No caso de boletos externos, sempre confirme os dados do beneficiário. Na dúvida, ligue, e se certifique.

Outra porta de entrada de golpes são os boletos que chegam eletronicamente, via celular ou e-mail, por exemplo. Estas duas são as “frentes” mais usadas pelos golpistas. Além do boleto para beneficiário que não existe, há os links falsos que levam, por exemplo, a vírus que podem alterar códigos do computador e que permitem acesso a dados do usuário, como os de bancos.

Você já pagou boleto falso ou teve seus dados hackeados? Bem, saiba que, mesmo com todos os cuidados, isso é comum, mas se pagou um boleto fraudado, você tem direito a ser restituído pelo banco. Demora, é burocrático, mas é possível. De qualquer forma, nunca entre em links estranhos, cheque sempre a origem do e-mail ou mensagem – o remetente sempre usa domínios parecidos com os reais, mas facilmente percebíveis. Na dúvida, confirme a veracidade com o banco ou com nossos profissionais, em caso de despesas ligadas ao condomínio.

Para esses casos, vale algumas dicas (não só do condomínio, mas para todo tipo de boleto):

  • Tenha consciência e controle de suas despesas;
  • Preste atenção no material e modelo do boleto e desconfie se achar que ele está estranho ou com emissor desconhecido;
  • Golpistas podem ter boa cabeça para inventar golpes, mas pecam em alguns detalhes como falhas no documento, que vão de erros de português, impressões de má qualidade, assim como a qualidade de papel diferente e ou mesmo da logomarca do banco;
  • Confira sempre a veracidade do boleto, seus dados, do banco e do beneficiário. Na dúvida não pague, cheque sempre;
  • Caso precise de uma segunda via do boleto, use o site do banco. No caso de cota condominial, o site da Habitacional, que fornece um novo boleto;
  • Para o caso de ataques por computador, desconfie de links estranho e mantenha seu antivírus atualizado;
  • Se for gerar boleto pela internet, prefira documentos em formato “PDF imagem”, pois são mais seguros;
  • Preste atenção no código de barras, pois os três primeiros dígitos indicam o banco emissor do boleto – veja em pagamentos anteriores se essa informação confere;
  • Prefira pagar os boletos pelos canais oficiais dos bancos, com o home banking, caixas eletrônicos, agência etc.
  • Para pagamento, use sempre um computador confiável e que tenha segurança (o famoso cadeado). Evite wi-fi público;

Mensagens por SMS – ainda é necessário cuidado

Nesse mesmo sentido, os golpistas veem no celular uma ferramenta muito fácil para aplicar golpes. Um deles, mesmo com a maior frequência do uso de aplicativos de mensagem instantânea, como o (WhatsApp, Kik, Messenger, Viber, WeChat, Telegram, LINE, Tangoeyc), é o SMS.

Da mesma forma que em e-mails ou mensagem por aplicativos, hackers enganam usuários com informações falsas e links fantasmas para facilitar a invasão, infecção, roubo de dados etc. Alguns cuidados que valem para as mensagens por SMS, assim como para e-mails e aplicativos:

– Sempre desconfie de promoções e prêmios (aliás, a norma é: sempre desconfie de mensagens estranhas). Se conhecer a empresa e se interessar, procure checar outros meios, como o site dessa empresa

– Preste atenção a possíveis erros, como os ortográficos e de gramática. Eles são indícios que algo está fora do normal

– Nunca clique para abrir links enviados por mensagens

– Não ligue para número enviado por mensagem

– Bancos não enviam mensagens de texto para seus clientes, por exemplo, para atualização de cadastro. Isso é proibido pela Febraban

– Nunca passe senhas ou informações a pessoas em resposta e muito menos por links enviados

E aí, valeram as dicas? Vai seguir com cuidado? Comente abaixo.

 

Procurando por uma administradora de condomínios em sp?

Conte com a Habitacional como a sua parceira na gestão do seu condomínio. Temos a experiência de mais de 50 anos atuando no mercado. Possuímos certificações ISO9001 selo do PROAD.

Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente administração condominial.

Atuamos como administradora de condomínios em sp e atendemos as principais regiões. Se você procura na internet por: administradora de condomínios em sp centro, administradora de condomínios em sp zona sul ou administradora de condomínios em sp zona oeste, conte com a Habitacional.

Sua melhor parceira para uma gestão eficiente no seu condomínio.

Deixe seu comentário

Fique por dentro

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades.

Scroll Up

2ª VIA DE BOLETO

Selecione abaixo seu boleto

Solicite uma proposta

2ª VIA DE BOLETO CONDOMÍNIO

2ª VIA DE BOLETO ALUGUEL