habitacional-zelador-1068x712

Pode não ter visão de raios X ou joias do infinito, mas você pode contar com ele sempre que precisar. O post de hoje é dedicado para o zelador.

Há uma figura chave no condomínio cuja missão é zelar pelo bom funcionamento do prédio e a segurança das pessoas e do patrimônio. Não é o Batman. Também não é o Homem-Aranha (embora poderia derrotar o Thanos). Estamos falando do zelador.

Mas, por que sua função é tão importante? Quais são seus deveres e direitos? Em quais casos é preciso procurar a sua ajuda? Vamos descobrir abaixo:

Qual é a função do zelador?

Além do que já explicamos no primeiro parágrafo — isto é, cuidar do patrimônio e ficar de olho na segurança — o zelador é os olhos e ouvidos do condomínio. Trabalha de perto com o síndico, já que responde a ele, mas é o líder de todos os outros funcionários.

Suas funções, dentre outras, incluem:

  • Transmitir ordens dos seus superiores para os funcionários abaixo dele e fiscalizar que estejam sendo cumpridas;
  • Comunicar ao síndico, administradores ou para quem corresponda sobre qualquer irregularidade no condomínio;
  • Fiscalizar a conduta e boa presença dos seus subordinados;
  • Zelar pelo cumprimento do regulamento interno do condomínio;
  • Responder de imediato em casos de emergência;
  • Fiscalizar que nada esteja atrapalhando a livre circulação dos moradores na entrada, saguão e partes comuns do prédio;
  • Ficar responsável pela guarda do livro de registro e a ficha de relação dos ocupantes do condomínio;
  • Fiscalizar o bom funcionamento de aparelhos, instalações e fazer manutenção preventiva, além de supervisionar as condições de manutenção e limpeza.

É claro que estes são só algumas das funções do zelador, mas para fazer um bom resumo da sua tarefa, podemos dizer que o zelador deve cuidar do condomínio como se fosse seu próprio patrimônio. Nesse sentido, ele pode fazer pequenos reparos nas áreas comuns.

Mas que fique claro: o zelador não recebe ordens dos moradores, ele não é o “quebra galho” dos condôminos. Não faz parte das suas funções fazer reparos particulares por exemplo, mas ele pode e deve repassar as necessidades dos moradores para o síndico.

Porém, nesse sentido, o zelador conta com uma lista de contatos úteis para as situações de emergência e reparos, então pode recomendar alguém caso seja necessário.

Por que sua função é tão importante?

O zelador é quem tem mais contato com os moradores e a realidade do condomínio. Sua presença abrange todas as áreas do prédio, portanto é quem mais conhece o que está acontecendo, diferente de outros funcionários ou até o síndico, que muitas vezes, não está presente fisicamente.

E é justamente por esse motivo que o zelador e o síndico trabalham numa parceria forte e também motivo pelo qual podemos afirmar que o zelador tem uma grande responsabilidade.

Embora ele não seja um tomador de decisões, seus relatórios afetam grandemente o dia a dia no condomínio. Assim como o Batman, ele é o “guardião” do bem-estar no prédio, é o elo direto entre praticamente todos os funcionários e o síndico/administrador. Imagine a responsabilidade que isso representa num condomínio que movimenta várias dezenas de pessoas — ou muito mais — todos os dias.

Para aprofundar mais e conhecer exatamente quem faz o que no condomínio, faça download gratuito do nosso ebook onde explicamos detalhadamente quais são os cargos e funções de todos os que fazem parte do condomínio.

Deixe seu comentário

Fique por dentro

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades.

Endereços

Sede:
Avenida Angélica, 2.118 – 7º andar Higienópolis – CEP: 01228-200 São Paulo – SP
Filial (Berrini):
Av. Engº Luis Carlos Berrini, 1500 – 15º andar CEP: 04571-000 – São Paulo – SP

TRABALHE CONOSCO

Gostaria de trabalhar na HABITACIONAL? Veja como fazer parte da nossa equipe.

ATENDIMENTO VIRTUAL

24h por dia.
Mais agilidade ao seu
dispor.


Whatsapp

(11) 3234.5555

Adm. Condomínios Residenciais

Fone: 11 3234-5555

Adm. Condomínios Comerciais

Fone: 11 5505-0733

Adm. de Bens e Imóveis

Fone: 11 3234-0000

Copyright Habitacional © 2019. All rights reserved

Scroll Up

2ª VIA DE BOLETO

Selecione abaixo seu boleto

Solicite uma proposta

2ª VIA DE BOLETO CONDOMÍNIO

2ª VIA DE BOLETO ALUGUEL